JUSTIÇA
STF forma maioria para tornar Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe
O ex-presidente e outros sete denunciados responderão a uma ação penal na Corte
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar nesta quarta-feira, 26, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados réus. O processo investiga uma tentativa de golpe de Estado durante e após as eleições de 2022.
Os ministros da Primeira Turma, Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Luiz Fux, votaram a favor da denúncia, que agora implica na resposta dos réus ao processo. Com isso, Bolsonaro e os demais acusados enfrentarão a Justiça da Suprema Corte.
Além de Bolsonaro, o "núcleo 1" da denúncia inclui figuras como Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Todos são apontados por suposta participação no esquema golpista.
A acusação envolve cinco crimes, entre eles a tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada. Também são imputados danos ao patrimônio público e deterioração de bens tombados, com o objetivo de barrar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).