ECONOMIA

XP confirma vazamento de dados sensíveis de clientes

Empresa foi alvo de críticas pela demora em notificar sobre a situação
Por Redação 24/04/2025 - 19:45
A- A+
Freepik
Corretora afirmou que não houve vazamento de senhas
Corretora afirmou que não houve vazamento de senhas

A XP Investimentos confirmou o vazamento de dados sensíveis de clientes após acesso indevido a um sistema de um fornecedor externo. A informação foi revelada pela GloboNews, e a corretora afirmou que bloqueou a violação no mesmo dia da detecção, sem informar quantos clientes foram afetados.

Foram expostos dados cadastrais e financeiros como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, saldo de conta em março de 2025, posição de investimentos, número da conta, nome do assessor, limite de crédito e indicadores sobre produtos contratados como cartão de crédito, seguro, previdência e portabilidade de salário. 

A empresa afirmou que senhas, documentos e biometria não foram comprometidos, nem houve movimentações financeiras indevidas.

A XP comunicou o caso à Polícia Federal, ao Ministério Público e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Também afirmou ter reforçado medidas de segurança e segue monitorando possíveis tentativas de fraude.

A corretora demorou 33 dias para notificar os clientes, o que gerou críticas quanto ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige comunicação em prazo razoável quando há risco aos direitos dos titulares.

Este é o segundo vazamento de dados envolvendo a XP. O primeiro, entre 2013 e 2014, afetou 29 mil clientes. Na época, três pessoas foram vítimas de fraude com prejuízo total de R$ 500 mil — valor ressarcido pela empresa.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato