POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro diz que abrirá mão do mandato e não volta ao Brasil

Parlamentar licenciado desafia ministro Alexandre Moraes a pedir sua extradição
Por Redação 14/07/2025 - 14:53
A- A+
Agência Câmara
Eduardo Bolsonaro anunciou que vai viver nos EUA
Eduardo Bolsonaro anunciou que vai viver nos EUA

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira, 14, que não retornará ao Brasil neste momento e indicou que abrirá mão de seu mandato. Ele é alvo de uma investigação no Supremo Tribunal Federal por tramar nos nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. O parlamentar diz ter a convicção de que seria “perseguido e preso” pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes caso voltasse ao país.

“Por ora eu não volto. A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender”, afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui". A licença de Eduardo termina no próximo domingo 20.

O deputado ressaltou que sua volta só ocorrerá quando Alexandre de Moraes “não tiver mais força para prendê-lo” e desafiou o ministro a condená-lo à revelia e pedir sua extradição.

"No Brasil, o STF, quer dizer, Alexandre de Moraes, ia tentar colocar uma coleira em mim, tirar meu passaporte, me fazer de refém, ficar ameaçando, como ele sempre faz - mandando a Polícia Federal na Casa, abrindo inquérito, inquirindo pessoas ao meu entorno. Então, eu não vou me sujeitar a fazer isso. E eu não preciso mais de um diploma de deputado federal para abrir portas e os acessos que tenho aqui", comentou.

Sobre a suposta interferência dos Estados Unidos no cenário político brasileiro, afirmou que a pressão externa visa corrigir a falta de um judiciário independente no Brasil, que, segundo ele, estaria a serviço da política e prejudicando a democracia ao tentar retirar da disputa eleitoral seu pai, Jair Bolsonaro.


Encontrou algum erro? Entre em contato