Obstáculos

COP30 tem menos da metade dos países com hospedagem confirmada

Falta menos de um mês para o evento internacional, que vai acontecer em Belém
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 13/10/2025 - 21:48
A- A+
Fernando Frazão/Agência Brasil
André Corrêa do Lago reafirma Belém como sede da COP30 apesar da pressão
André Corrêa do Lago reafirma Belém como sede da COP30 apesar da pressão

A menos de um mês para o início da COP30, prevista para ocorrer em Belém, no Pará, apenas 87 países confirmaram que têm hospedagem na cidade. O número não garante ao evento o quórum mínimo exigido pela ONU para que a conferência ocorra ou para que decisões oficiais sejam validadas.

Inicialmente, a presidência da COP informou que 162 países estavam credenciados, no entanto, ao solicitar a lista oficial dos países, a secretaria da COP esclareceu que apenas 87 delegações confirmaram a hospedagem. A declaração foi feita à imprensa durante a pré-COP em Brasília.

O descompasso entre os números ocorre porque, embora muitos países tenham se inscrito, a presença só é considerada confirmada após a garantia de acomodação em Belém, um ponto que se tornou o epicentro da crise da conferência.

Segundo as normas da ONU, a COP precisa do quórum de pelo menos um terço das delegações confirmadas para ocorrer, mas para validar decisões oficiais, é necessário que dois terços das delegações estejam presentes.

Crise de hospedagem

A cidade de Belém enfrenta uma grave escassez de hotéis, e os preços cobrados chegam a ser “extorsivos”, segundo a própria presidência do evento, com diárias que podem alcançar quase US$ 700, cerca de R$ 3.822,00 reais. Para tentar reduzir os custos, o governo brasileiro lançou uma plataforma que intermedeia acomodações, mas a maioria das opções disponíveis são residências de moradores locais.

Diversos moradores estão deixando suas casas temporariamente para alugá-las durante a conferência, uma solução aprovada pelo presidente Lula, que chegou a elogiar publicamente a iniciativa.

A falta de leitos sob condições consideradas mínimas por algumas delegações internacionais aumentou a pressão sobre o Brasil, que chegou a prestar esclarecimentos à ONU sobre a infraestrutura local.

Segundo dados da presidência da COP30, Belém dispõe atualmente de cerca de 53 mil leitos, distribuídos da seguinte forma:

  • Hotéis na capital e região metropolitana: 14.547
  • Navios: 6.000
  • Residências de temporada via imobiliárias: 10.004
  • Airbnb: 22.452

Mais de 60% da oferta total está concentrada em imóveis particulares. Apesar disso, a presidência garante que haverá acomodação suficiente para as delegações, organizações civis e observadores durante o evento.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato