baixo desemprego

Serviços atingem sétima alta consecutiva e batem novo recorde histórico

CNC destaca resiliência do setor, com consumo familiar e recuperação do turismo
Por Assessoria 17/10/2025 - 08:19
A- A+
Agência Alagoas/Arquivo
Recuperação das atividades turísticas se mostrou um dos principais destaques do mês
Recuperação das atividades turísticas se mostrou um dos principais destaques do mês

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados na terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao mês de agosto de 2025. O setor registrou crescimento de 0,1% no volume de vendas com ajuste sazonal, consolidando a sétima alta mensal consecutiva e estabelecendo a maior sequência de resultados positivos da série histórica iniciada em 2011.

O volume de serviços renovou mais uma vez o patamar recorde em agosto, demonstrando a capacidade do setor de sustentar uma trajetória de crescimento mesmo diante do cenário macroeconômico desafiador. No acumulado de 12 meses, a PMS apresentou expansão de 3,1%, ligeiramente superior aos 3,0% registrados no mês anterior, reforçando a solidez do desempenho anual.

A recuperação das atividades turísticas se mostrou um dos principais destaques do mês, com crescimento de 0,8% após três quedas mensais consecutivas. Este resultado representa a primeira alta do setor em quatro meses e contribui para um acumulado positivo de 6,4% no ano, demonstrando que o baixo desemprego e os níveis elevados de renda continuam beneficiando as atividades de lazer e turismo doméstico.

"Os dados confirmam a resiliência do setor de serviços brasileiro, que continua apresentando resultados positivos mesmo em um ambiente de política monetária mais restritiva e sinais de desaceleração em outros segmentos da economia", ressalta a análise, com a avaliação do economista-chefe da CNC, Fabio Bentes: "O setor de serviços segue desempenhando papel importante diante da moderação observada em outros setores da economia, com papel estratégico na atividade econômica e geração de empregos mesmo com a desaceleração da atividade econômica".

Avaliando cada setorA análise setorial revela que quatro dos cinco grandes grupos de serviços apresentaram crescimento em agosto, com destaque para os serviços prestados às famílias, que lideraram o crescimento mensal, com alta de 1,0%. Este desempenho sinaliza recuperação importante do setor após um período prolongado de ajustes, indicando que as pressões de custos e reajustes de preços que afetaram o segmento nos meses anteriores começam a se normalizar.

O único setor a apresentar retração foi o de informação e comunicação, com queda de 0,5%, influenciada principalmente pelo desempenho negativo dos serviços audiovisuais. Apesar dessa variação pontual, o setor mantém desempenho positivo no acumulado do ano.

Projeção para o último trimestrePara os próximos meses, a CNC mantém expectativa moderadamente otimista, projetando crescimento de 0,2% para setembro. Para o conjunto do ano de 2025, a entidade revisou sua projeção para 2,7%, ajustando-se ao cenário de maior cautela macroeconômica, observado no segundo semestre.


Encontrou algum erro? Entre em contato