EDUCAÇÃO

Temas de redação ditam ritmo de preparação para o Enem 2025

Estudantes podem se antecipar e revisar os principais eixos que devem ser cobrados
Por Maria Salésia 01/11/2025 - 18:05
A- A+
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Candidatos chegam ao local de provas para o segundo dia do ENEM 2024
Candidatos chegam ao local de provas para o segundo dia do ENEM 2024

A menos de uma semana para o Enem 2025, que será aplicado em 9 de novembro, os candidatos podem se preparar com base em uma lista de temas de redação divulgada pelo Portal Nacional da Educação. O material permite que os estudantes identifiquem os principais eixos que podem aparecer na prova, organizem os estudos e pratiquem argumentos de forma estratégica.

A lista inclui cinco grandes áreas temáticas: Meio Ambiente, Tecnologia, Religião, Acessibilidade e Cidadania, e Saúde. Entre os temas de Meio Ambiente estão alerta de desastres naturais, excesso de poluição visual, regulamentação do lixo urbano, urbanização e “zona verde”, sustentabilidade ambiental, COP 30 no Brasil, degradação ambiental e logística reversa/lixo eletrônico.

Em Tecnologia, destacam-se regulamentação de novas tecnologias, hiperconectividade entre jovens, cidadania digital e inteligência artificial. Nos temas de Religião, estão incluídos valorização das crenças no Brasil e liberdade de expressão.

A área de Acessibilidade e Cidadania traz temas como violência doméstica, identidade de gênero, desafios na educação, inclusão de autistas, democratização dos direitos trabalhistas, estigmas do envelhecimento, consolidação da democracia, acessibilidade nas escolas, moradia digna, ética no uso da inteligência artificial, impactos da desinformação e adultização infantil.

Já em Saúde, os candidatos podem se preparar para temas como segurança alimentar na infância, pobreza menstrual, coleta de sangue e órgãos, saúde da população ribeirinha, saneamento básico, campanhas de imunização, doenças sexualmente transmissíveis, sedentarismo entre jovens, uso de cigarro eletrônico e qualidade de vida do jovem no Brasil.

De 2015 a 2023, o Portal Nacional da Educação acertou os eixos temáticos do Enem em oito edições consecutivas, incluindo a prova de 2023, cujo tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Naquele ano, mais de 3 milhões de candidatos participaram do exame em todo o país.

A divulgação dos temas permite que os estudantes estruturem suas ideias, revisem conteúdos relevantes e pratiquem argumentos, fortalecendo a preparação para a redação, considerada uma das etapas mais importantes do Enem.

Alagoas registra 96,4 mil inscrições e ocupa segunda posição do país

Alagoas contabilizou 96.488 inscrições para o Enem 2025, segundo dados divulgados pelo Inep. O estado ocupa a segunda posição do país em participação de estudantes da rede pública, atrás apenas do Ceará.

Entre os 31.560 alunos do 3º ano da rede pública, que inclui escolas estaduais, municipais e federais, 29.299 confirmaram participação, o que representa 92,84% de adesão. Focando apenas no ensino estadual, o índice de participação dos concluintes é ainda maior, chegando a 95,51%, reforçando o destaque de Alagoas na mobilização de estudantes públicos para o exame.

O Brasil registrou 4.811.338 inscrições, um crescimento de 11,22% em relação a 2024. Este é o maior número desde 2020, quando o exame alcançou cerca de 5,7 milhões de participantes.

A marca supera também em quase 1,6 milhão os inscritos de 2022, indicando retomada do interesse pelo exame, que segue como a principal via de acesso ao ensino superior público e privado, por meio do SiSU, Prouni e Fies.

As regiões Sudeste e Nordeste concentram o maior número de participantes, com mais de 60% das confirmações. O aumento mais expressivo veio dos estudantes da rede pública, grupo que, segundo o MEC, voltou a procurar o exame com mais intensidade após a pandemia.


Encontrou algum erro? Entre em contato