Política
Datafolha: 40% dos brasileiros se dizem petistas; 34%, bolsonaristas
Pais continua politicamente polarizado
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (24) mostra que a maioria da população brasileira se identifica como petista ou bolsonarista. Segundo dados do levantamento, 40% se dizem petistas, enquanto 34% afirmam ser bolsonaristas. Os que se mantêm neutros somaram 18%, enquanto 6% dizem não se identificar com nenhum. Outro 1% não soube responder.
Em comparação ao levantamento anterior, de julho, o percentual de petistas oscilou um ponto percentual para cima, enquanto o de bolsonaristas variou três pontos para baixo. O levantamento foi realizado com base em uma amostra de 2.002 eleitores, em 113 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com isso, 74% da população se identifica com algum dos dois grupos políticos. No fim de julho, esse percentual era de 76% — ou seja, houve variação dentro da margem de erro.
A pesquisa mais recente foi realizada após a prisão e condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Nos meses anteriores, o ex-presidente foi para a prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares e, antes mesmo de ser sentenciado para cumprir pena, foi preso preventivamente na PF em Brasília após tentar abrir a sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda.
Lula, por sua vez, lidera as pesquisas de intenções de votos para as eleições de 2026 tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Segundo o Datafolha, hoje o petismo é numericamente mais concentrado nas mulheres (42%), nos aposentados (45%) e entre quem tem escolaridade até o ensino fundamental (52%). Também é predominante na região Nordeste (49%) e entre os católicos (48%).



