DESCOBERTA
Consulado confirma que passaporte encontrado em Portugal é de Eliza Samudio
O documento foi localizado no fim de 2025 em um apartamento de aluguel
O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa confirmou a autenticidade do passaporte encontrado em Portugal em nome de Eliza Samudio, atriz assassinada em 2010. O documento foi localizado no fim de 2025 em um apartamento de aluguel e entregue oficialmente às autoridades consulares brasileiras.
Antes da confirmação pública, o Portal LeoDias apurou com fontes oficiais que o passaporte é verdadeiro e que não há registro de emissão de segunda via em nome de Eliza Samudio.
Em nota, o consulado informou que já comunicou formalmente o Itamaraty, em Brasília, sobre a localização e a entrega do documento, e que aguarda orientações sobre os próximos procedimentos. O órgão destacou ainda que o caso não é de sua competência direta e que apenas cumprirá as determinações que forem repassadas pelo Ministério das Relações Exteriores.
“O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa já fez uma comunicação oficial ao Itamaraty em Brasília informando que o passaporte foi encontrado e entregue ao consulado. Neste momento estamos aguardando instruções sobre quais são os próximos passos com relação ao documento”, diz o comunicado.
A nota também esclarece que o consulado e a embaixada do Brasil em Lisboa são postos independentes e que o consulado não integra a estrutura da embaixada.
De acordo com o relato do brasileiro que encontrou o documento, ele mora no imóvel com a esposa, a filha, uma senhora e um homem jovem, todos dividindo espaços comuns do apartamento. Após retornar de um período de trabalho fora do país, ele se aproximou de uma estante na sala compartilhada e percebeu que, sobre um dos livros, estava o passaporte em nome de Eliza Samudio.
O achado deu início aos trâmites formais junto às autoridades brasileiras, que agora avaliam os encaminhamentos a serem adotados em relação ao documento.



