Turismo
México libera visto eletrônico para brasileiros: saiba como solicitar
Medida permite que viajantes realizem todo o processo pela internet para visitas de até 180 dias
O brasileiro que deseja visitar o México pode solicitar o visto pela internet e busca dinamizar a relação turística entre os dois países e vale para aqueles que não vão trabalhar por lá. A nova regra entrou em vigor na quinta-feira, 5 de fevereiro, e simplifica o processo para turistas que pretendem visitar os destinos turísticos mexicanos ou viajar para acompanhar a Copa do Mundo de 2026.
Desde 2022, brasileiros precisavam comparecer presencialmente à embaixada do México em Brasília ou aos consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro para solicitar o visto físico, ao custo de 54 dólares, cerca de R$ 280. Agora, com o retorno do visto eletrônico, o governo mexicano afirma que a medida busca facilitar a mobilidade internacional, incentivar o turismo e os negócios, além de fortalecer a relação bilateral com o Brasil.
Como solicitar o novo visto eletrônico
Agora, o e-Visa passa a ser exigido para viagens a turismo, negócios e também para passageiros em trânsito pelo país. Na manhã desta sexta-feira (6), a Embaixada do México divulgou, em suas redes sociais, a plataforma oficial para solicitação do visto eletrônico. De acordo com o comunicado, o processo é realizado de forma totalmente online através do site https://visaelectronica.sre.gob.mx/ingresar.
Brasileiros que possuam visto válido para os Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou países do Espaço Schengen continuam dispensados da exigência de visto mexicano.
Vale ficar atento às observações:
-Essa modalidade de visto permite uma única entrada, exclusivamente por via aérea, com vigência de até 180 dias.
-O trâmite é realizado integralmente on-line.
-Caso seja autorizado, o visto eletrônico é emitido com fotografia e QR code, podendo ser apresentado em formato impresso ou digital nos balcões das companhias aéreas e junto às autoridades migratórias no ponto de ingresso no México. Recomenda-se, contudo, portar uma versão impressa para facilitar sua verificação.
-O visto eletrônico não substitui nem elimina a possibilidade de solicitar um visto nas repartições consulares do México no mundo. Cidadãos brasileiros podem optar por solicitar, em qualquer uma dessas repartições, o visto de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas para entradas múltiplas, com vigência de até 180 dias ou 10 anos. Para o ingresso em território mexicano por via terrestre ou marítima, continuará sendo necessário solicitar o visto correspondente junto às repartições consulares mexicanas.
-A emissão do visto eletrônico não garante a entrada em território mexicano, a qual está sujeita ao cumprimento da legislação mexicana e à determinação da autoridade migratória nos pontos de ingresso no país.



