covid-19 em alagoas

Subnotificação de casos pode frear avanço da reabertura da economia

Por Tâmara Albuquerque 21/07/2020 - 07:54
Atualização: 21/07/2020 - 10:33

ACESSIBILIDADE

Assessoria
O secretário de Saúde, Alexandre Ayres
O secretário de Saúde, Alexandre Ayres

A subnotificação de novos casos de Covid-19 em Alagoas pode frear o avanço da reabertura de mais segmentos econômicos no estado. A expectativa de empresários era de que o governo voltasse a ampliar a flexibilização do Distanciamento Social Controlado até o final desta semana. Entretanto, sem o repasse oficial dos números da doença pelos municípios, talvez essa progressão seja adiada.

Em entrevista coletiva realizada na noite de segunda-feira, 20, o secretário atribuiu a subnotificação à instabilidade do sistema de notificação do Ministério da Saúde, o E-SUS, que está dificultando o repasse de dados pelos municípios alagoanos. O problema, segundo ele, foi verificado em todo o país. Ayres alertou que os casos não incluídos no sistema de notificação vão aparecer no decorrer da semana e disse que os números da Covid-19 apresentados pelo governo, ontem, não correspondem à realidade.

De acordo com o boletim epidemiológico, Alagoas marcou ontem o menor número de novos casos deste mês. Os registros mostram 228 recentes casos da doença provocada pelo Coronavírus, enquanto que na última semana as notificações variaram de 966 a 330 casos diários (dia 13=966 novos casos; dia 14=709; dia 15=856; dia 16=870; dia 17=519; dia 18=330; dia 19=496 casos novos).

O secretário também informou que o governo já cobrou a estabilidade do sistema de notificação ao Ministério da Saúde e disse que amanhã, 22, espera apresentar os dados com base na matriz de risco. No último sábado, a Sesau divulgou uma nota informando o problema de notificação de casos.

A progressão do Plano de Distanciamento Social Controlado no estado foi iniciada nesta segunda-feira, 20, em Maceió, que passou à fase amarela do plano e em mais 20 municípios, que agora funcionam na fase laranja. Em Maceió, o avanço significou a reabertura de bares e restaurantes, shoppings centers, galerias e centros comerciais, entre outros estabelecimentos.

O plano estadual leva em consideração questões como número de infectados, de óbitos, de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis e de respiradores. Além disso, o plano classificou as atividades de acordo com a importância econômica e o risco de disseminação do vírus que apresentam. Com o cruzamento desses indicadores, os municípios são enquadrados em diferentes fases. 

A depender da evolução dos indicadores, municípios ou subregiões estaduais ampliam a abertura econômica ou, em caso de piora nos indicadores, podem também retroceder para etapas de maior isolamento.

Confira a nota da Sesau

NOTA SESAU

Instabilidades no sistema E-SUS Notifica 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunica que em virtude dos problemas evidenciados no sistema E-SUS Notifica, do Ministério da Saúde (MS), os municípios alagoanos, responsáveis por comunicar à Sesau os casos notificados de síndrome gripal com resultado positivo para a Covid-19 estão com dificuldades de atualizar os números da doença. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou aos estados que o E-SUS Notifica está passando por uma melhoria promovida pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). O Ministério da Saúde aguarda, ainda, que os problemas de lentidão e instabilidade do sistema sejam resolvidos nas próximas horas. 

Ciente de que a instabilidade no sistema E-SUS Notifica acarreta na contabilidade de casos novos, a Secretaria de Estado da Saúde solicitou dos municípios que preencham as planilhas para confirmação dos casos de covid-19 para, assim que o sistema retornar à sua normalidade, o E-SUS Notifica seja notificado oficialmente.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato