EXPECTATIVA

Apenas em 2021 pessoas começarão a receber vacina para covid-19, diz OMS

Por Com Estadão Conteúdo 22/07/2020 - 14:50
Atualização: 22/07/2020 - 15:15

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde, Michael Ryan
Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde, Michael Ryan

Pesquisadores estão fazendo um bom progresso no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, com alguns estudos em estágio avançado, mas o uso não é esperado até o início de 2021, disse um especialista da organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira, 22. Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan otimismo com o sucesso obtido pelas candidatas a vacinas para covid-19 até agora nos testes.

“Sendo realista, estamos acelerando o máximo possível, mas temos de garantir segurança, tomar toda precaução para ter resultado seguro”, comentou Ryan sobre as vacinas em desenvolvimento. “Mas, sendo realista, será na primeira parte do próximo ano até que comecemos a ver pessoas sendo vacinadas”, previu ele, durante sessão de perguntas e respostas, ao lado da líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove.


Ryan disse que há notícias positivas na busca pelas vacinas, como o fato de que as candidatas que até agora chegaram à fase 1 dos testes foram aprovadas, mostrando que são seguras. Ele também elogiou o fato de que pessoas têm se candidatado para os testes. “Estamos trabalhando com muitos parceiros para expandir os testes pelo mundo”, informou.

O diretor executivo da OMS lembrou que é preciso ter uma vacina segura e eficaz, mas também garantir escala na produção e distribuição. “Precisamos garantir justiça” na distribuição delas, ressaltou.

Além de pedir realismo sobre prazos, Ryan lembrou que as vacinas em geral não são 100% eficazes. “Teremos de ver o quão eficazes as vacinas serão e por quanto tempo durará a proteção”, afirmou. “A ideia de que teremos uma vacina em dois ou três meses e de repente esse vírus irá embora, eu adoraria dizer isso para vocês, mas não é realista.”

Ryan também disse que a OMS tem visto alguns “resultados positivos em certos medicamentos” contra a doença. De qualquer modo, enfatizou a importância de que as pessoas mantenham as medidas para conter sua disseminação, o que facilitará o trabalho de imunização por vacinas à frente. 


Encontrou algum erro? Entre em contato