COVID-19

Alagoas utilizou 34% das doses de vacinas recebidas

Por Exame 31/01/2021 - 17:32
A- A+
Agencia Brasil
Cobertura vacinal no Brasil está baixa
Cobertura vacinal no Brasil está baixa

Passadas quase duas semanas do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, somente 22% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados foram aplicadas, e os números revelam disparidade nos ritmos de vacinação pelo País. Enquanto Alagoas e Paraná usaram 34% das doses que receberam, o Amazonas aplicou apenas 8,8% dos imunizantes entregues pelo governo federal.

Levantamento da Agência Estado mostra que, mesmo que metade das 6,9 milhões de doses da Coronavac esteja reservada para a segunda aplicação, o País tem disponível para uso imediato mais de 5 milhões de doses, mas não aplicou nem metade disso. Segundo especialistas, a campanha precisa ser acelerada. Entre os gargalos estão a escassez de doses, o que dificulta o planejamento das cidades, e problemas logísticos.

Nesta primeira fase, o plano prevê vacinar trabalhadores da saúde, idosos em instituições de longa permanência e indígenas. A Agência Estado ouviu a Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, que afirma como baixa a cobertura atual, mesmo se considerados só grupos prioritários.


Um dos desafios agora é imunizar 410 mil indígenas e 20 mil profissionais de saúde que atendem esses grupos. 

Com atraso, o Brasil iniciou a campanha em 18 de janeiro, depois de mais de 50 países, e acumula 2 milhões de vacinados (0,95% da população), embora já tenha disponível 8,9 milhões de doses. Entre as nações que começaram em dezembro, as taxas são bem maiores. Israel imunizou 4,3 milhões (50,2%), Reino Unido, 7,9 milhões (11,7%) e os EUA, 24 milhões (7,45%).




Encontrou algum erro? Entre em contato