FASE VERMELHA

Renan reverte decisão e autoriza funcionamento do transporte intermunicipal

Veículos devem circular com apenas 30% do número de passageiros
Por Tâmara Albuquerque 18/03/2021 - 07:08
Atualização: 18/03/2021 - 08:05

ACESSIBILIDADE

Arsal
Transporte intermunicipal não será suspenso na fase vermelha que começa amanhã
Transporte intermunicipal não será suspenso na fase vermelha que começa amanhã

O transporte intermunicipal permanecerá circulando em Alagoas, mas com redução de 70% no número de passageiros enquanto o estado permanecer na fase vermelha do protocolo de distanciamento social. A informação foi passada pelo governo na noite de ontem (17). Na última terça-feira (16), ao anunciar novas restrições para frear a transmissão do coronavírus no estado, Renan Filho suspendeu o funcionamento do transporte intermunicipal por 14 dias a partir desta sexta-feira (10).

A medida deixou usuários e trabalhadores do segmento preocupados. Na primeira fase da pandemia a suspensão do serviço gerou desemprego de motoristas e cobradores, além de impedir que usuários atendessem compromissos em outras cidades por falta de locomoção. 

Em sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17), os deputados contestaram a medida do governo e cobraram o cumprimento da Lei 8.306/2020 que classificou o funcionamento do serviço, regular e complementar, como essencial mesmo na vigência de situação de emergência de saúde pública e de calamidade em virtude da pandemia do coronavírus.  

A assessoria de comunicação do governo explicou que a nova decisão foi tomada após um acordo efetivado com uma comissão dos transportadores, recebida por representantes do governo do estado nesta quarta-feira. A nova determinação  seria publicada no Diário Oficial até amanhã. 

Os usuários que temem a infecção pelo coronavírus esperam, no entanto, que a autorização para manter o transporte intermunicipal seja cumprida e que proprietários também cumpram as regras de redução no número de passageiros. Mesmo com a proibição na primeira fase da pandemia, os veículos andavam lotados e com passageiros em pé.


Encontrou algum erro? Entre em contato