ERRO DE DIGITAÇÃO

Consems diz que alagoanos não tomaram vacinas vencidas

Conselho esclarece equívoco e diz que foi provocado por erro na digitação do sistema de informação
Por Tâmara Albuquerque 28/04/2021 - 09:57
Atualização: 28/04/2021 - 10:36

ACESSIBILIDADE

Secom/Maceió
Idoso recebe vacina contra o coronavírus em Maceió
Idoso recebe vacina contra o coronavírus em Maceió

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) garante à população que nenhum alagoano tomou doses vencidas da vacina Astrazeneca contra o coronavírus. Os técnicos do Conselho explicam que um "erro na digitação das informações" teria colocado seis municípios de Alagoas, incluindo Maceió, entre àqueles que usaram os imunizantes com prazo vencido.

O EXTRA publicou a primeira informação sobre este fato, que ganhou repercussão na mídia local e poder público. A reportagem apurou que em Alagoas 15 pessoas haviam sido inoculadas (vacinadas) com o imunizante de lotes que teriam perdido o prazo de validade. A informação foi obtida através do cruzamento de dados do Ministério da Saúde com os dados dos registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote. A pesquisa foi realizada em todo o Brasil pelo (M)Dados do site Metrópoles, que mostrou a aplicação de 1,2 mil doses vencidas da AstraZeneca em 23 estados.

A nota de esclarecimento do Consems-AL diz que houve equívoco na informação, mas admite que foi provocado por erro no sistema de informação (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19).

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, também garante que foi realizada uma investigação minuciosa em conjunto com o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL) junto aos seis municípios citados na reportagem (Arapiraca, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Maceió, Paripueira e Viçosa) e foi identificado que todas as doses do lote nº 4120Z001 da vacina Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), foram administradas dentro do prazo de validade, ou seja, até 29/03/2021.

"O que de fato ocorreu foi erro na digitação das informações da aplicação das referidas doses da vacina no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19). Todos os municípios citados já estão cientes do erro ocorrido nos referidos registros e orientados a realizar a correção, tão logo o sistema permita esta operação. O Cosems/AL deixa claro que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade".


Encontrou algum erro? Entre em contato