NOTA TÉCNICA

Sesau recomenda usar última remessa de vacinas como segunda dose

Medida é para evitar que evitar que população não complete o esquema vacinal
Por Redação com Agência Alagoas 28/04/2021 - 13:29
Atualização: 28/04/2021 - 13:40

ACESSIBILIDADE

Secom/Maceió
Posto de vacinação em Maceió
Posto de vacinação em Maceió

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu uma nota técnica nesta quarta-feira, 28, na qual recomenda aos municípios a utilização da última remessa de vacinas para aplicação exclusiva como segunda dose.

Das 44.750 doses recebidas pelo Estado de Alagoas, 20.705 doses da vacina AstraZeneca distribuídas pela Sesau desde a última quinta-feira, 22, devem ser aplicadas como segunda dose nos idosos com idade a partir de 85 anos.

A nota técnica deixa claro que os municípios não devem utilizar as vacinas recebidas como primeira dose, para evitar que a população não complete o esquema vacinal. A recomendação ainda reforça que a administração das doses é de responsabilidade única e exclusiva da gestão municipal.

Para obter a segunda dose, será exigido o comprovante de residência no respectivo município para as pessoas que forem tomar o imunizante. A medida visa evitar que pessoas provenientes de outras cidades ou de outros Estados sejam vacinadas fora de seu domicílio.

A nota técnica determina que, nos casos em que os municípios tenham concluído a vacinação do público-alvo (atualmente idosos, trabalhadores da saúde e população quilombola) e em que haja sobra de imunizantes, as Secretarias Municipais de Saúde devem avançar para o grupo de portadores de comorbidades com 59 anos de idade, e prosseguir a campanha para idades sequencialmente menores, conforme disponibilidade de doses.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato