CHEGA AMANHÃ AO BRASIL

Alagoas pode receber 45 mil doses da vacina da Janssen ainda essa semana

Distribuição deve ser feita de forma rápida devido ao curto prazo de validade
Por Bruno Fernandes 21/06/2021 - 15:06
Atualização: 21/06/2021 - 15:16
A- A+
Divulgação
Alagoas receberá 45 mil doses da vacina Janssen contra o coronavírus
Alagoas receberá 45 mil doses da vacina Janssen contra o coronavírus

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira, 21, em Brasília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil às 6h45 de amanhã, 22, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Desse total, Alagoas deve receber 45 mil doses do imunizante ainda nesta semana.

A distribuição deve ser feita de forma rápida aos estados devido ao curto prazo de validade do imunizante que tinha vencimento previsto para 27 de junho, mas que foi alterado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na última semana.

Agora as doses são válidas até o início de agosto —passou de três para quatro meses e meio, no total. O novo prazo é válido para as doses que estejam armazenadas entre 2ºC e 8ºC.

relacionadas_esquerda

O anúncio da chegada do lote foi feito após uma previsão inicial, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não ter sido confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos.

Queiroga afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico.

A previsão é distribuir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além das 41 milhões confirmadas pela pasta para julho. O cronograma detalhado, contudo, ainda não foi divulgado pelo ministério.

“A gente ainda não divulgou o calendário detalhado desses imunizantes nos outros meses [agosto e setembro] porque ainda não temos confirmação dos laboratórios”, disse o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato