COVID-19

Estudo confirma alto nível de anticorpos produzidos pela Sputnik V

Por Estadão Conteúdo 12/07/2021 - 08:43

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Vacina Sputnik
Vacina Sputnik

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa), investidor da vacina russa contra o coronavírus Sputnik V, anuncia a publicação dos resultados do estudo da vacina russa contra o coronavírus "Sputnik V" segundo a qual a inoculação com o fármaco produz alto nível de anticorpos neutralizantes de IgG e vírus tanto entre os que nunca tinham coronavírus quanto entre trabalhadores médicos já tendo tido a doença na Argentina.

O estudo avaliou a produção de anticorpos específicos para SARS-CoV-2 após a vacinação de 288 profissionais de saúde na Argentina e analisou os títulos de anticorpos IgG e a capacidade de neutralização após uma ou duas injeções com Sputnik V de pessoas que já tinham tido a doença COVID-19 e as que nunca a tinham.


Os autores do estudo foram 39 pessoas, incluindo Andres H. Rossi, Diego S. Ojeda, Augusto Varese, Lautaro Sanchez, Maria M. Gonzalez Lopez Ledesma, Ignacio Mazzitelli e outros. Entre as principais descobertas do estudo apontam que 94% das pessoas não tendo tido coronavírus anteriormente tiveram uma forte resposta imunológica após receber uma única dose da vacina Sputnik V. Os autores também observam que nenhuma vantagem óbvia da segunda dose de "Sputnik V" foi revelada para pessoas previamente doentes. Segundo os autores, a imunização apenas com o primeiro componente do Sputnik V (vacina Sputnik Light) é suficiente para proteger a saúde de quem já esteve doente.

Hoje a Sputnik V está registrada em 67 países, com uma população total de mais de 3,5 bilhões de pessoas. Dados de órgãos reguladores de vários países além de San Marino, incluindo Argentina, Sérvia, Bahrein, Hungria, México, Emirados Árabes Unidos, etc., obtidos durante a vacinação da população, demonstram que a Sputnik V é uma das mais seguros e mais eficazes vacinas contra o coronavírus.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato