PANDEMIA

Alagoas apresenta queda em casos de síndromes respiratórias, diz Fiocruz

Brasil tem cenário de interrupção de queda e de possível retomada de crescimento
Por Bruno Fernandes 18/08/2021 - 12:51
Atualização: 18/08/2021 - 17:12

ACESSIBILIDADE

Reprodução/ Globo
Paciente apresenta síndrome respiratória e comorbidades que agravam o quadro
Paciente apresenta síndrome respiratória e comorbidades que agravam o quadro

O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quarta-feira, 18, indica Alagoas como um dos cinco únicos estados que apresenta queda em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 16 de agosto.

O estudo aponta que quatro das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo nas últimas seis semanas: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Além de Alagoas, apenas Mato Grosso - que apresenta subnotificação de casos de SRAG no Sivep-Gripe em razão de sistema próprio de registro, segundo a Fiocruz; Paraíba, Roraima e Tocantins, apresentam sinal de queda na tendência de longo prazo.

Na Paraíba, observa-se sinal de crescimento na tendência de curto prazo, nas últimas 3 semanas, indicando possível interrupção na tendência de queda, sinal que também está presente em outros 10 estados.

Em nível nacional, os casos Síndrome Respiratória Aguda Grave mantêm o cenário de interrupção de queda e de possível retomada de crescimento e, diante dos números, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomenda cautela em relação a medidas de flexibilização.

"Isso evidencia a necessidade de manutenção de medidas de mitigação da transmissão e proteção à vida", afirmou o pesquisador.

No último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas confirmou 117 novos casos e outras oito mortes causadas pela covid-19. Dessa forma, o estado tem um total de 233.285 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 766 estão em isolamento domiciliar.

Com isso, Alagoas tem 5.974 óbitos por covid-19.Outros 226.274 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 4.135 casos em investigação epidemiológica.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato