CONTRA A COVID-19

Com exceção de Maceió, municípios alagoanos iniciam vacinação de adolescentes na próxima semana

Por Redação com assessoria 26/08/2021 - 17:16

ACESSIBILIDADE

SMS Maceió
Vacinação de 1ª dose
Vacinação de 1ª dose

Gestores municipais da Saúde, diretores e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) concordaram em reunião realizada ontem, 25, que a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos iniciará, a partir da próxima semana, de forma conjunta em todos os municípios, com exceção de Maceió.

Maceió vai contra a orientação do Consems repassadas para que os municípios que terminarem a vacinação para a faixa etária de 18 anos, sigam com esforços para aplicar a 2ª dose em remanescentes. A vacinação nessa faixa etária na capital iniciou na quarta-feira, 25.

De acordo com a vice-presidente do Cosems/AL Edijária Camilo (gestora de Saúde de Dois Riachos), que presidiu a reunião, esta pactuação é importante por dois motivos: primeiro para garantir os insumos necessários (vacinas e seringas) em quantidade suficiente para todos os municípios e segundo para oportunizar que todos os municípios iniciem a segunda etapa da Campanha de Vacinação de forma simultânea.

Segundo o secretário executivo do Cosems, Sival Clemente, foram definidos como encaminhamentos desta reunião: a realização de uma outra na próxima terça-feira, 31, para que sejam repassadas todas as orientações técnicas para a vacinação dos adolescentes, uma vez que se faz necessário obedecer às orientações dispensadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Também ficou pactuado com a Sesau que esta semana serão distribuídas doses de vacinas para os municípios avançarem na conclusão da vacinação da população acima de 18 anos, já que esta é a orientação do PNI: concluir a vacinação da população acima de 18 anos para avançar na vacinação dos adolescentes.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato