31,5 MIL FALTOSOS

População de Maceió resiste a tomar a 2ª dose das vacinas contra o coronavírus

Comportamento coloca em risco eficiência da campanha de imunização na capital
Por Tamara Albuquerque 07/09/2021 - 13:25
Atualização: 07/09/2021 - 15:55

ACESSIBILIDADE

SMS Maceió
Número de faltosos para 2ª dose da vacina é elevado em Maceió
Número de faltosos para 2ª dose da vacina é elevado em Maceió

A população de Maceió resiste a tomar as vacinas contra o coronavírus. Mesmo sabendo que a vacinação é a solução  mais eficaz contra o vírus, que já matou mais de 6 mil habitantes no estado, mais de 31,5 mil pessoas deixaram de comparecer aos pontos de vacinação para receber a 2ª dose. Essas pessoas estão com o ciclo incompleto de imunidade contra o vírus e coloca em risco a saúde e a vida daqueles com quem convive, pois apenas a 1ª dose não surte o efeito protetor que as vacinas proporcionam com o ciclo completo.

Análise semanal apontada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió mostra que 31.5673 faltam tomar a segunda dose. Na semana anterior, no entanto, esse número era ainda maior: 34.108 faltosos.

Apesar do quantitativo elevado dos faltosos, a Prefeitura de Maceió comemora a redução, já que registra a primeira queda nas últimas sete semanas. A redução, segundo o gestor municipal, é resultante das ações de sensibilização promovidas por meio de campanha nos meios de comunicação, incentivo à vacinação de trabalhadores do setor produtivo e antecipação da aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer em até dez dias.

É preciso lembrar que em outras capitais a oferta da 3ª dose de vacinas já está ocorrendo e com adesão da população. Apesar da queda no número de novos casos de covid-19 e de óbitos pela doença, o vírus continua circulando na cidade, no país e no mundo, com ameaça à vida em função do surgimento de variantes.

Nesta terça-feira (7), aA Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a chamar atenção para as desigualdades no acesso a instrumentos importantes no combate ao coronavírus, entre eles vacinas e medicamentos. Segundo ela, essas disparidades prolongam a crise sanitária. A epidemiologista responsável pela resposta à pandemia, Maria Van Kerkhove reiterou o argumento de que, enquanto não houver acesso universal a imunizantes, será impossível controlar o vírus. "Ninguém está seguro enquanto todo mundo não estiver seguro", disse ela.

Onde buscar

As vacinas Astrazeneca e Pfizer estão disponível nos oito pontos fixos de vacinação de Maceió, localizados nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), drive-thrus da Justiça Federal (Serraria) e Jaraguá, Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). 

A segunda dose da Astrazeneca também está disponível em 20 unidades de Saúde por agendamento e a segunda dose da Coronavac está disponível apenas no Shopping Pátio.

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato