CORONAVÍRUS

Municípios começam a desmobilizar estruturas para vacinação

Por Tamara Albuquerque 16/11/2021 - 18:13
Atualização: 16/11/2021 - 18:34

ACESSIBILIDADE

Secom Arapiraca
Arapiraca desativa espaço drive trhu para vacinação
Arapiraca desativa espaço drive trhu para vacinação

Os chamados pontos drive thru da vacinação foi uma estratégia exitosa e que facilitou o acesso da população à vacina contra o coronavírus. Mas, à medida em que a imunização avança, a tendência é que esses locais sejam desativados. Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura de Arapiraca anunciou o fechamento do espaço que funcionava no Garden Shopping, e a partir de agora, quem ainda vai ser imunizado deve se dirigir exclusivamente ao Ginásio da Escola Pedro Reis, no bairro Baixão, das 9 às 16 horas.

A decisão foi tomada, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, em função da redução da demanda no drive thru. Em compensação, teria havido uma ampliação do número de equipes no ponto de vacinação na escola. A prefeitura também estuda a implantação de outro ponto fixo para não concentrar a atividade num único ambiente.

A Prefeitura de Maceió ainda não anunciou se vai tomar a mesma medida em relação ao drive thru que funciona no prédio da Justiça Federal e também no estacionamento de Jaraguá.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) explicou ao Extra que o Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguem um planejamento, desde o início da pandemia, que prevê a redução da estrutura instalada para atendimento à medida que sejam atingidas as metas de vacinação. 

A suspensão da vacinação aos domingos foi uma das medidas adotadas no planejamento, mas a Prefeitura garante que "atua com total responsabilidade e nenhuma estrutura será desmobilizada até que as autoridades sanitárias considerem que há estabilidade para isso". 

Nesta terça-feira, o governador Renan Filho anunciou que vai publicar a desobrigação do uso de máscara facial em locais abertos, o que na prática já vem ocorrendo desde o início do ano por parte dos habitantes.


Encontrou algum erro? Entre em contato