CORONAVÍRUS

Maceió inicia aplicação da dose de reforço em maiores de 18 anos

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 17/11/2021 - 07:08
Atualização: 17/11/2021 - 07:48

ACESSIBILIDADE

Agência Saúde
Pessoas maiores de 18 poderão tomar a 3ª dose, independente da profissão
Pessoas maiores de 18 poderão tomar a 3ª dose, independente da profissão

A terceira dose de vacinas contra a covid-19 começará a ser aplicada em pessoas com 18 anos a partir desta quarta-feira (17). O anúncio foi feito pelo prefeito de Maceió, JHC, através das redes sociais.

Seguindo nova recomendação do Ministério da Saúde (MS), o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço deve ser de cinco meses. Ainda de acordo com o MS, as pessoas que tomaram a Jansen devem tomar a 2ª dose após dois meses da 1ª do mesmo imunizante. Só após cinco meses poderá tomar a 3ª dose. Segundo divulgado por JHC, a capital alagoana aguarda o envio de doses da Janssen para vacinar o público com a 2ª dose.

O público pode se dirigir aos pontos instalados nos Shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e da Justiça Federal, das 09h às 21h. Já os pontos do Papódromo (Vergel), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) funcionam todos os dias, das 9h às 16h.

Aos sábados e segundas-feiras, os pontos dos drive-thrus e dos shoppings funcionam das 9h às 16h . No domingo, nenhum ponto de vacinação funciona.

Para se vacinar, as pessoas com 18 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não é necessária cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. A 3ª dose vale para quem tomou as duas doses de um dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

Redução no intervalo entre as doses

O anúncio da Prefeitura de Maceió acontece no mesmo dia em que o Ministério da Saúde divulgou a decisão da redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. O órgão já tinha autorizado a aplicação da dose adicional para todos aqueles que tinham tomado a segunda dose há mais de seis meses e que tivessem mais de 60 anos.

“Agora, graças às informações advindas dos estudos científicos realizados para avaliar a aplicação da terceira dose - e dos quais já temos dados preliminares -, decidimos ampliar esta dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos de idade que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato