PANDEMIA

Governo alerta sobre período propício para aumento dos casos de covid-19

Ayres reúne prefeitos e recomenda acelerar vacinação por causa da sazonalidade do vírus
Por Tamara Albuquerque 06/12/2021 - 18:58

ACESSIBILIDADE

Secom/AL
Alexandre Aires reúne prefeitos para discutir medidas contra a covid-19
Alexandre Aires reúne prefeitos para discutir medidas contra a covid-19

O recrudescimento da infecção pelo coronavírus em alguns países e os alertas da Organização Mundial da Saúde e especialistas - incluindo àqueles que trabalharam na criação de vacinas contra o vírus - colocam os gestores brasileiros em alerta. Em Alagoas, o secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres, reuniu prefeitos e afirmou que o momento é de preocupação e cautela. "É preciso acelerar a vacinação",  recomendou.

A ciência ainda busca entender o funcionamento da nova variante do vírus, Ômicron, e o grau de ameaça que ela representa para a Humanidade. Todo cuidado sanitário deve ser reforçado nessa época, período critico da atividade gripal. Segundo Alexandre Ayres, o número de casos de covid-19 vai começar a aumentar devido à sazonalidade da doença e das síndromes gripais. "É um período em que a propagação do vírus tende a ser maior, devido à chegada do outono e do inverno", disse.

"Estamos entrando no período mais crítico. Nós temos outros vírus gripais em circulação. E todos os anos, independente da Covid-19, no período do início do verão até o final de março, nós temos o aumento substancial nos casos de dengue, de H1N1, de outros vírus gripais”, explicou o gestor. Ele esclareceu no entanto que o aumento dos números acontecerá independente da nova variante Ômicron. 

Ayres afirma que está na hora dos gestores fazerem um planejamento das medidas sanitárias incluindo a vacinação mais abrangente da 2ª dose e da dose de reforço liberado para pessoas acima dos 18 anos. Maceió já iniciou esta fase da vacinação. A reunião do secretário aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesta segunda-feira, 6, com técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), prefeitos e secretários municipais de saúde. 

No atual boletim epidemiológico do governo, Alagoas registra um total de 241.638 casos confirmados do novo coronavírus com 6.359 óbitos por covid-19. Hoje não houve notificação de nenhuma vítima fatal no estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato