CANDIDATOS FAVORECIDOS
Justiça suspende concurso em Lagoa da Canoa após denúncias de fraude
Decisão foi proferida após o Ministério Público do Estado de Alagoas notar inconsistênciasO concurso público para a Prefeitura de Lagoa da Canoa, realizado em fevereiro de 2024, foi suspenso após sérias denúncias de irregularidades. A decisão é assinada pelo juiz Evaldo da Cunha Machado, da Comarca de Feira Grande.
A decisão foi proferida após o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) notar inconsistências que sugerem favorecimento a parentes de funcionários de alto escalão dentro da prefeitura.
Conforme as investigações preliminares, há suspeitas de que o concurso, que oferecia 91 vagas para cargos de variados níveis de escolaridade, tenha sido manipulado para beneficiar familiares de assessores e secretários da atual gestão municipal.
Assim que as denúncias foram formalizadas, o MP/AL solicitou informações detalhadas das partes envolvidas, incluindo o Instituto Bahia, responsável pela organização do concurso, e a prefeita Tainá Veiga. Ambos têm um prazo estipulado para apresentar defesa ou esclarecimentos que ajudem no processo investigativo.
Ainda segundo a decisão, o município fica proibido de divulgar o resultado, enquanto durar o processo, e todos os atos relacionados ao concurso estarão suspensos, dentre eles: os atos homologação do certame e convocação de candidatos.
Com a suspensão, ainda será investigado se o concurso poderá ser retomado sem prejuízos aos candidatos devidamente qualificados e sem ligações com as suspeitas de corrupção.