SEM ACESSO

Arapiraca mantém vacinação suspensa após ataque ao site do ministério

Por Tamara Albuquerque com agências 11/12/2021 - 15:20
Atualização: 11/12/2021 - 15:36

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Arapiraca está sem acesso ao certificado digital de vacinação
Arapiraca está sem acesso ao certificado digital de vacinação

A vacinação contra o coronavírus permanece suspensa em Arapiraca depois do ataque hacker ao site do Ministério da Saúde e sistema  Conecta SUS, que emite o certificado digital de vacinação. Trabalhadores da campanha ainda chegaram a fazer os registros da vacina de forma manual, mas a medida se mostrou ineficaz.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, a cidade ainda conseguiu aplicar na sexta-feira (9), 1.200 doses de imunizantes na população.


"Foi tudo feito de forma manual. Mas por conta de todo esse transtorno, decidimos suspender a vacinação por tempo indeterminado até que a situação se resolva", destacou a enfermeira Mônica Suzy, coordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Arapiraca.

Nesta tarde, o Ministério da Saúde informou que está atuando com "a máxima agilidade" para restabelecer os sistemas do ConectSUS que foram temporariamente comprometidos com o ataque cibernético causado na madrugada desta sexta-feira (10).

Vários sistemas já teriam sido restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis na próxima semana. O ataque ao site e sistema do ministério está sob suspeita, já que profissionais da área teriam descoberto que foi muito mais simples do que o governo anuncia.

Além de prejudicar a vacinação, a suspensão dos sites e sistema vinculados à vacinação também atrapalhou os planos de quem estava com viagem para o exterior agendada para os próximos dias, já que outra consequência seria a interrupção do passaporte da vacina. O documento é exigido para entrada de brasileiros em alguns países.

O ministério informa que Ministério das Relações Exteriores enviará comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em formato digital e que a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação de imunização.



Encontrou algum erro? Entre em contato