ECONOMIA

Ômicron afeta estoque de quatro entre dez farmácias

Por Panorama Farmacêutico 28/02/2022 - 18:53

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Estoque zerado em farmácias
Estoque zerado em farmácias

A escalada da ômicron no início do ano deixou suas marcas nas farmácias brasileiras. Segundo a última enquete do Panorama Farmacêutico, quatro entre dez farmácias ainda convivem com falta de medicamentos por causa do rápido aumento na procura.

A enquete mobilizou 1.950 leitores, dos quais 856 (44%) declararam que sua farmácia sofre com a ruptura total. Outros 40% (770) informaram que houve apenas problemas pontuais, enquanto 12% (242) destacaram a necessidade de negociar compras extras. Somente 4% (82) afirmaram que sua loja ou rede não sentiu nenhum impacto.

Os números da Abrafarma sobre a demanda por testes rápidos da Covid-19 ajudam a ilustrar a corrida de clientes ao varejo farmacêutico, em busca de um diagnóstico ou mesmo de medicamentos para combater um simples quadro gripal.

De acordo com a entidade, o volume de testagens saltou de 548 mil em dezembro do ano passado para 2,75 milhões em janeiro. “O interesse por produtos relacionados à Covid-19 e por categorias como a de vitaminas, aliado ao advento das vendas digitais, exigiu mais dinamismo das farmácias e um maior apuro no controle do mix. Mas esse aumento de casos pegou todo o setor de surpresa”, avalia Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

Problema na prática


Redes como a Soma Drogarias viveram o problema na prática. Na comparação entre janeiro deste ano e de 2020, a comercialização de expectorantes saltou de 24 mil unidades para 111 mil. Na categoria de vitaminas C, o crescimento foi de 36 mil para 103 mil. Essa mesma realidade estendeu-se aos antitussígenos e descongestionantes.

“O avanço só não foi maior justamente pelo comprometimento dos estoques. Procuramos estabelecer negociações com pré-reservas de produtos, mas a própria dificuldade da indústria para obter insumos e ampliar o fluxo de produção afetou toda a cadeia. Claramente o setor não estava programado para enfrentar a ômicron em plena temporada de verão”, endossa o diretor comercial Leonardo Belfort.

enquete






Encontrou algum erro? Entre em contato