AGRESTE

Covid: Arapiraca entra em alerta epidemiológico por aumento de casos

Secretaria de Saúde recomenda volta do uso de máscara e reforço na vacinação contra a doença
Por Tamara Albuquerque 29/12/2023 - 07:45
Atualização: 29/12/2023 - 08:19

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Parque Ceci Cunha no Centro de Arapiraca
Parque Ceci Cunha no Centro de Arapiraca

O aumento de casos de covid-19 volta a assustar a segunda mais populosa cidade de Alagoas e a Secretaria de Saúde do município emitiu alerta epidemiológico com orientações para os habitantes e solicitando o reforço da vacinação. Arapiraca, no Agreste de Alagoas, apresenta maior confirmação de novos casos da doença neste mês de dezembro em relação ao que vinha sendo notificado nos meses anteriores. 

Na semana de 17 a 23 foram registrados 95 casos confirmados e entre os dias 10 e 16 foram confirmados 122 casos. Apesar do aumento de testes positivos os pacientes apresentaram sintomas leves sem necessidade de internação. No decorrer deste ano, a cidade confirmou 874 casos de covid com 6 óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca passa a recomendar, seguindo as normativas do Ministério da Saúde, uma dose de reforço da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e para imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.

Além disso, recomenda a população a adotar medidas mais rígidas de higiene com as mãos, o uso da máscara se apresentar qualquer sintoma gripal ou frequentar lugares com aglomeração de pessoas ou ambientes fechados. A testagem deve ser feita por quem apresentar sintomas da doença, semelhantes aos de uma gripe, e a pessoa precisa voltar a fazer isolamento por 7 dias, no mínimo.

Ao apresentar sintomas gripais a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde. Aos finais de semana ou feriados procurar o Complexo Multiprofissional de Saúde situado no bairro Baixa Grande (8h às 17h) ou a Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo (24h por dia) localizada no bairro Itapoã.

O aumento de casos de covid é sentido em toda Alagoas. Este ano o estado registrou 5.704 casos com 87 mortes pela doença.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato