MISTÉRIO

Perfil anônimo utiliza IA para fazer Elis cantar Marília Mendonça

Versões completas estão sendo postadas no YouTube
Por Danilo Casaletti/ Agência Estado 02/11/2023 - 15:18
Atualização: 02/11/2023 - 15:22

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Elis morreu aos 36 anos, tendo gravado dezenas de músicas fundamentais da MPB
Elis morreu aos 36 anos, tendo gravado dezenas de músicas fundamentais da MPB

Há cerca de três dias, o endereço @elisregina.ai passou a publicar vídeos em que a voz de Elis é simulada por meio de ferramentas digitais para cantar músicas de cantoras atuais da música brasileira - figuras que nem tinham nascido quando Elis morreu, há 41 anos. As versões completas estão sendo postadas no YouTube.

Entre as músicas estão Infiel, sucesso da cantora sertaneja Marília Mendonça, Por Supuesto, primeiro sucesso de Marina Sena, e Você Não Presta, música gravada por Mallu Magalhães.

O perfil também simulou um novo encontro entre Elis e Gal Costa na música Barato Total. As duas só cantaram juntas uma única vez, em 1981, em um especial da TV Globo. E há uma versão de Elis cantando Flor de Maracujá, outro sucesso de Gal.

DESCONHECIDO

O dono do perfil (@elisregina.ai), que não se identifica, ainda postou Elis ‘cantando’ Opinião, sucesso de sua rival Nara Leão; Gatas Extraordinárias, gravado por Cássia Eller; além de Diariamente, Eu Sei e Bem Que Se Quis, hits de Marisa Monte. De gravações de Maria Rita, filha de Elis, há três simulações: os sambas Cara Valente e Num Corpo Só e a canção Encontros & Despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Há ainda Tô Voltando, sucesso de Simone, e Kilariô, do músico Di Melo.Em julho, a imagem da cantora foi recriada para uma propaganda publicitária ao lado da filha, Maria Rita. O vídeo foi alvo de representação no Conar, que depois arquivou o caso.


Encontrou algum erro? Entre em contato