desde 2019

The Voice Brasil chega ao fim na Globo após 11 anos com melhor audiência

Apresentado por Fátima Bernardes desde 2022, a última temporada fecha com média de 17 pontos de audiência
Por Redação 29/12/2023 - 08:41

ACESSIBILIDADE

Divulgação
The Voice Brasil
The Voice Brasil

O The Voice Brasil encerra sua trajetória de 11 anos na Globo nesta quinta-feira (28) com uma despedida marcante em termos de audiência na Grande São Paulo.

Sob a apresentação de Fátima Bernardes desde 2022, a última temporada encerra com uma média de 17 pontos de audiência na Grande São Paulo, conforme dados do F5. Cada ponto equivale a 207 mil telespectadores, representando o maior índice do reality show desde a temporada de 2019, que registrou 25 pontos na ocasião. Em comparação com o ano anterior, o The Voice Brasil 2023 apresentou um crescimento de 13,3% nos números.

Internamente na Globo, o sucesso do reality é atribuído a dois motivos principais. Primeiramente, a temporada de despedida, que naturalmente atrai parte do público. Em segundo lugar, os sólidos índices de "Terra e Paixão", novela das nove, que tem contribuído para o sucesso do reality com números próximos aos 30 pontos na capital paulista.

A queda na audiência e na repercussão nos últimos anos foi determinante para o cancelamento do The Voice Brasil pela Globo. Desde sua estreia na TV brasileira em 2012, o programa contou com 22 edições, uma média de duas por ano. Além das 11 temporadas tradicionais, houve oito do The Voice Kids e duas do The Voice+, voltadas para cantores idosos.

Em 2023, além da versão tradicional, o The Voice Kids foi transmitido no primeiro semestre, enquanto o The Voice+ foi cancelado. A baixa procura comercial nas edições tradicional e infantil de 2022, somada ao fato de o The Voice 2022, mesmo com Fátima, ter apenas dois patrocinadores (considerado baixo para os padrões da Globo), e o The Voice Kids ter apenas um, contribuíram para a decisão.

Em substituição, a Globo apresentará o reality Estrela da Casa, que combinará confinamento com música, e as inscrições já estão em andamento.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato