TREND NAS REDES SOCIAIS

Brás Cubas: veja outros livros de Machado de Assis

Após hit no TikTok, obra fica em segundo na lista de mais vendidos da Amazon
Por Redação 21/05/2024 - 18:55

ACESSIBILIDADE

Wikimedia Commons
Fotografia considerada fiel aos traços de Machado de Assis
Fotografia considerada fiel aos traços de Machado de Assis

A tradução para o inglês de "Memórias póstumas de Brás Cubas" é o segundo livro mais vendido na Amazon na categoria ficção latino-americana e caribenha. O romance de Machado de Assis entrou nos trends após uma resenha positiva da influenciadora americana Courtney Henning Novak viralizar na internet.

Em um vídeo publicado na rede social, Novak conta que leu o clássico de Machado de Assis como parte de um desafio para o TikTok. “Eu tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, falou a tiktoker.

Machado de Assis (1839 – 1908) é apontado como o maior ficcionista da nossa literatura. Entre seus livros de vários gêneros se destacam alguns que viraram autênticos marcos no panorama literário nacional. Veja abaixo algumas obras de Machado de Assis.

1. Dom Casmurro (1899)

A obra-prima de Machado de Assis é narrada pelo protagonista, Santiago, um homem de meia-idade que é conhecido como "Dom Casmurro", devido à sua teimosia. No romance, ele relembra o seu percurso desde a infância, quando era chamado de Bentinho e se apaixonou por Capitu, a amiguinha que morava na casa do lado. Tudo é contado a partir da perspectiva de Dom Casmurro e, por vezes, chegamos a duvidar da sua palavra.

2. Quincas Borba (1891)


O romance conta a história de Rubião, um jovem que começou a trabalhar para um filósofo e acabou herdando a sua fortuna. Atento às lições do antigo mestre, Joaquim Borba dos Santos, o jovem reflete sobre seu conceito de "Humanitismo", teoria que considerava a guerra uma forma de seleção natural. Devido à sua ingenuidade, ele acaba se tornando vítima da ambição de terceiros e caindo em desgraça.

3. Helena (1876)


Trata-se um romance urbano, passado no Rio de Janeiro do século XIX. Quando o Conselheiro Vale morre, seu testamento anuncia à família que ele tinha uma filha ilegítima: Helena, uma jovem que nasceu fora do seu casamento. Como último desejo, ele pede que a irmã e o filho, Estácio, recebam a herdeira em seu seio familiar. No entanto, apesar da sua doçura, a moça esconde um grande segredo e se envolve num amor proibido.

4. O Alienista (1882)


Atravessada pela sátira e humor macabro, a narrativa é protagonizada por Dr. Simão Bacamarte, um médico alienista, que atualmente designamos como "psiquiatra". Embora seja extremamente dedicado à profissão, ele se casa com Evarista pensando em gerar descendentes. Com o tempo, começa a acreditar que a infertilidade da mulher resulta de problemas psicológicos e decide abrir a Casa Verde, um hospital psiquiátrico que passa a abrigar todos os pacientes da região.

5. Esaú e Jacó (1904)


O romance segue os destinos de Paulo e Pedro, dois gêmeos que nascem de uma mulher chamada Natividade. O enredo constrói um paralelismo evidente com a história bíblica de Esaú e Jacó que é narrada de livro de Gênesis. Os irmãos vivem num grande conflito que começou quando ainda estavam na barriga da mãe. 

A tiktoker americana Courtney Henning Novak viralizou ao compartilhar sua experiência de leitura de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis — Foto: Reprodução/Tik Tok/courtneyhenningnovak


Encontrou algum erro? Entre em contato