'Alice'

Curta-metragem alagoano é selecionado para o Festival Hot Docs, no Canadá

Dirigido por Gabriel Novis, documentário é destaque em um dos mais importantes festivais do mundo
Por Agência Alagoas 27/03/2025 - 10:44
A- A+
Reprodução/Instagram
O curta-metragem documental Alice, dirigido pelo cineasta alagoano Gabriel Novis
O curta-metragem documental Alice, dirigido pelo cineasta alagoano Gabriel Novis

O curta-metragem documental Alice, dirigido pelo cineasta alagoano Gabriel Novis, foi selecionado para o Festival Hot Docs, que acontece entre os dias 24 de abril e 4 de maio em Toronto, Canadá. O evento é um dos principais caminhos para produções que buscam indicações ao Oscar na categoria de documentário.

O filme retrata a trajetória de Alice, multiartista trans alagoana e amiga de infância do diretor, que encontra no surfe uma forma de lidar com o luto pela morte do pai. A narrativa, conduzida pela própria protagonista, percorre locais marcantes de sua juventude em Alagoas e traz uma reflexão sobre a elitização, a misoginia e a transfobia na comunidade surfista.

O projeto foi realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a seleção do curta reafirma o potencial do audiovisual alagoano.

“O talento dos nossos cineastas tem ultrapassado fronteiras, e ver um filme feito com o apoio do Governo de Alagoas alcançar um festival do porte do Hot Docs é motivo de grande orgulho para Alagoas. O projeto de Gabriel Novis não só destaca uma história potente e necessária, mas também reforça a importância do investimento na cultura para dar voz a narrativas que precisam ser vistas e ouvidas”, destaca a secretária.

Sobre o diretor

Finalista do Young Guns 2022, Gabriel Novis é um cineasta brasileiro com trajetória marcada por um olhar apurado sobre as narrativas humanas. Apaixonado pelo surfe e pela arte de contar histórias, ele transita entre produções de grande escala e filmagens dinâmicas, capturando a essência de seus personagens com sensibilidade.

Em sua campanha de 2021 para a OAKLEY, dirigiu um retrato marcante do campeão olímpico Ítalo Ferreira, explorando o contraste entre sua consagração no surfe mundial e suas raízes humildes no litoral brasileiro. O filme foi amplamente premiado, incluindo ouro no Clio Awards, além de reconhecimentos no ADC, Ciclope e Vimeo Staff Pick.

O seu portfólio inclui trabalhos para Disney, NFL, Adidas, Vogue, The Rolling Stones, Nike, Louis Vuitton, Samsung, Coca-Cola e muitas outras marcas globais.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato