ano sem título

Gerente do Corinthians vê saldo positivo e resgate da credibilidade

Por Globo Esporte 26/12/2018 - 07:58

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ano de 2018 acaba sem nenhum título para o Corinthians nas categorias de base.  Com dois vices na categoria sub-20 (Copa do Brasil e Paulistão) e disputas de semifinal em todas as outras no estadual (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), o gerente geral Fernando Yamada garante chegar ao fim do ano mais satisfeito que frustrado.  

– Acho que o saldo foi positivo. A gente termina essa temporada muito melhor do que terminamos a passada (título da Copinha e do Paulistão Sub-13). Foi mais homogêneo o processo. No Paulista, as cinco categorias chegaram entre os quatro, foi equilibrado. Subimos de degrau. Não é o ideal, o Corinthians tem de ser campeão mas, em relação ao nosso primeiro ano, o processo melhorou.  

– Dou o exemplo do sub-20. Em 2017, fomos eliminados na primeira fase na Copa do Brasil e do Brasileiro e paramos nas quartas do Paulistão. E caímos para equipes sem tradição na base em competições nacionais. Haviam bons valores, mas um elenco muito desequilibrado – diagnosticou.

Como exemplo do sucesso em 2018, Yamada aponta a promoção de quatro jovens do sub-20 ao profissional. No meio do ano, Carlos Augusto foi puxado pelo então técnico Osmar Loss, acabando 2018 como titular. Caetano, Fessin e Rafael Bilu treinaram com o elenco principal e ficaram no banco – Bilu, inclusive, atuou por alguns minutos contra o Grêmio, no último jogo do Brasileirão.   Outro fato comemorado pelo dirigente foi o fim dos escândalos. 

No clube desde abril de 2017, o gerente diz acreditar que a base alvinegra conseguiu recuperar a boa imagem que vinha se perdendo nos últimos anos, com polêmicas sobre apadrinhamento de atletas e até corrupção.  – Essa é a maior vitória nossa hoje na base, nosso ponto de honra: o mercado voltou a respeitar o Corinthians. A gente interage com pais de atletas e o depoimento deles é claro sobre o bom ambiente que encontram. Se fazemos um convite a um profissional referência, ele enxerga credibilidade e transparência no que fazemos, e isso tem sido determinante – explicou.


Encontrou algum erro? Entre em contato