ESPORTE

Brasil se garante na final do masculino no Pure Beach, na Praia do Francês

André Baran e russo Nikita Burmakin enfrentam dupla número 2 do mundo enquanto que duas duplas brasileiras jogam por vaga inédita na final
Por Assessoria 15/04/2023 - 11:45

ACESSIBILIDADE

Divulgação
André Baran e Nikita Burmakin
André Baran e Nikita Burmakin

O Brasil garantiu pelo menos uma dupla na grande final do masculino da 2ª edição do Pure Beach, um dos maiores eventos do mundo com todos as top 10 do ranking na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). O país terá ao todo cinco representantes na semifinal entre os homens que começam às 12h30 . A final masculina larga às 19h30 com transmissão do Sportv 3

Uma semifinal será totalmente brasileira entre os paulistas Hugo Russo, de Sorocaba (SP), e Gabriel Santos, de Louveira (SP), contra Flávio Arouca, de Campinas (SP), e Hugo Dojas, de Ribeirão Preto (SP). O resultado já é o maior para as duas parcerias, alcançando uma semifinal de um evento BT 400 com premiação de US$ 35 mil e 440 pontos no ranking mundial.

Russo e Santos, que haviam batido a dupla cabeça de chave 4 na primeira rodada, viraram jogo dramático contra Victor Gonzaga, e o italiano Federico Galeazzi por 2/6 6/4 13/11 fechando a partida no quarto match-point: "Ainda está caindo a ficha de estar numa semi de um torneio desse nível. Acreditamos muito no nosso potencial, sabemos que podemos ir longe, mas pra gente é uma novidade. Estou muito feliz não só pela semi, mas também por ter sido uma batalha semifinal. É um espírito de dupla que propusemos desde o início e estamos conseguindo colocar isso com maestria", apontou Hugo.

"Para buscar o jogo e também para fechar foi difícil. Finalizar é como bater um pênalti, são as partes mais tensas, a adrenalina fica mais alta, a tensão sobe, mas soubemos lidar com isso. Nossa perseverança fez com que vencessemos esse jogo", completou Santos.

Arouca e Dojas passaram nas quartas pela dupla dos gaúchos Vinicius Chaparro e Felipe Roman com parciais de 6/3 6/4. Roman e Chaparro vinham de bater a melhor dupla do mundo de Michelle Cappelletti e Antomi Ramos.

"Feliz com o que já aconteceu, mas ainda não satisfeito pra mim nesse que é o torneio mais da hora do Brasil talvez até do mundo que eu já tenha jogado. Enfrentamos duríssimos adversários. Estamos jogando com uma vibe e astral maneiro", comemorou Dojas: "Estamos jogando desde julho do ano passado, parceria já vinha fora de quadra, compramos essa ideia e acertamos que íamos tentar dentro. Alguns altos e baixos e soubemos nos apoiar juntos e estamos querendo construir nosso castelinho", seguiu Arouca.

Do outro lado da chave, André Baran e o russo Nikita Burmakin seguem confiantes do título em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e passaram sem sustos pelos venezuelanos Carlos Vigon e Ramon Guedez por 6/1 6/2 e encaram a dupla cabeça de chave 2, do italiano Mattia Spoto e do francês Nicolas Gianotti, que passou pelos brasileiros Fabrício Neis e Diogo Carneiro por 6/2 6/3.

"Muito feliz com nosso desempenho hoje. Fizemos uma bela preparação de manhã. Entramos super bem, jogamos bem natural, foi legal o entrosamento, poucos erros. Venezuelanos jogam muito bem, não é à toa que nos venceram nas Ilhas Reunião, mas hoje imprimimos bem nosso ritmo, eles talvez não tenham jogado o melhor deles", disse Baran: "Perdemos desse incrível time semanas atrás em uma partida incrível. Mantivemos a força e nosso nível está aumentando a cada torneio", completou o russo que está pela primeira vez na Praia do Francês.

O sábado começará com as semis do feminino com Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz encarando a dupla de Vitória Marchezini com a espanhola Eva Palos às 10h. Na sequência, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini tentam manter a invencibilidade de 18 jogos contra as brasileiras Marcela Vita e Julia Nogueira. As semis masculinas vêm logo a seguir. As finais começam às 18h com a feminina e 19h30 com a masculina, ambas com transmissão do Sportv 3. Todos os jogos têm a transmissão do canal PlayBT do Youtube.

A competição, uma das maiores do mundo, tem 1.341 atletas de doze países (Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, Porto Rico, Venezuela, Portugal, França, Rússia, Chile e Letônia). O torneio seguirá no domingo, 16, com o torneio BT 10.

Paralelo aos eventos profissionais ocorrem os eventos amadores nas categorias A, B, C e D , categorias veteranas 40 e 50+ e juvenis Sub 18 e Sub 14.


Encontrou algum erro? Entre em contato