PATERNIDADE

Pai de primeira viagem igual a João Gomes? Veja dicas e orientações

Pais têm se envolvido em todas as etapas da gestação e dos cuidados com o bebê
Por Com Agências 07/06/2023 - 15:27

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
João Gomes e a namorada dele, Ary Mirelle
João Gomes e a namorada dele, Ary Mirelle

João Gomes, de 20 anos e a namorada, Ary Mirelle, de 22, anunciaram que esperam o primeiro filho, na tarde desta quarta-feira, 7. "Fomos abençoados, vamos ser papais", informou o casal. Eles pegaram os fãs e amigos de surpresa com a novidade. Pensando nisso, confira sete dicas de como ser um bom pai de primeira viagem.

1. Seja a melhor versão de si mesmo


O ambiente e a conduta familiar têm grande influência sobre o comportamento dos mais novos, portanto, cabe a você cultivar bons hábitos como exemplo para que eles se tornem adultos conscientes e corretos.

Afinal, tanto a imagem paterna quanto a materna, são enormes referências para as crianças desde cedo!

2. Esteja e se faça presente


Perguntar sobre o dia, sentar para brincar junto ou ajudar no dever de casa são gestos que de pequenos não tem nada! Por isso, aproveite cada segundo para se doar por inteiro, demonstrando interesse em estar ali, vontade de saber mais e atenção ao que é feito.

Estar presente vai muito além de dividir um mesmo espaço fisicamente. E são nesses momentos em que criamos conexões com os pequenos.

3. Escutar é entender


Dentro de um diálogo, a chave para uma boa troca está no ato de ouvir. Então, comece a escutar o que as crianças têm a dizer.

A partir desse canal, você descobre muito mais sobre eles conseguindo, inclusive, entender melhor seus comportamentos e posturas, o que torna mais fácil a missão de ajudá-los mais efetivamente.

4. Faça da diversão sua aliada


Se fazer presente é também participar ativamente dos momentos de brincadeira. Sendo assim, quando estiver com os pequenos, que tal aproveitar para se divertir com eles!?

Se jogue de cabeça no mundo da fantasia e aproveite para dar muitas risadas, criando boas memórias com a criançada através da alegria que é brincar.

5. Paciência é uma virtude


É fato que as crianças têm energia de sobra para gastar. Assim, para lidar com todo esse movimento de maneira produtiva, a paciência tem de ser a principal aliada.

Por isso, respire fundo e lembre-se sempre: seu papel é fundamental para que os mais novos tirem tudo e mais um pouco dessa fase.

6. Ser pai não te impede de ser amigo


Um bom amigo é aquele com quem você sabe que pode contar. Dessa forma, ter um pai é ter um grande amigo para todas as horas!

Permita-se, portanto, criar uma relação mais próxima com o seu filho e alimente o companheirismo dentro de casa por meio de gestos amigos como: dividir experiências, dar (e receber) conselhos ou também contar (e escutar) histórias.

7. Abra linhas de comunicação e perdão

Muitos pais são culpados por descontar suas frustrações nos filhos, pensando que eles são alvos fáceis. Se você deseja ter um verdadeiro relacionamento de mão dupla com seu filho, esteja aberto à ideia de ter conversas francas e pedir perdão quando errar. Não há problema em levar algum tempo para se acalmar depois de uma briga, mas certifique-se de abordar isso mais tarde com seu filho.


Encontrou algum erro? Entre em contato