EM RESPOSTA A CARDEAIS

Papa Francisco vê possibilidade de bênçãos para casais do mesmo sexo

'Não podemos ser juízes que apenas negam', escreveu Francisco
Por Com Agências 03/10/2023 - 19:26
Atualização: 03/10/2023 - 19:30

ACESSIBILIDADE

Reuters
Papa Francisco
Papa Francisco

O papa Francisco deixou aparentemente aberta a possibilidade de padres darem bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que limitadas, decididas caso a caso e que não sejam confundidas com cerimônias de casamento de casais heterossexuais.

Na segunda-feira, 2, Francisco deu a opinião em resposta a cinco cardeais conservadores da Ásia, Europa, África, Estados Unidos e América Latina. A chamada "dubia" contém uma série de perguntas sobre temas variados.

Uma das perguntas tratava especificamente do casamento de pessoas do mesmo sexo, que se tornou comum em países como a Alemanha, com padres abençoando casais gays comprometidos em um relacionamento.

As declarações de Francisco contrastam com a proibição direta emitida pelo departamento de ensinamento da Santa Sé em 2021.

No comunicado, o pontífice destacou a posição firme da Igreja em relação ao sacramento do casamento, enfatizando que este deve ser celebrado exclusivamente entre um homem e uma mulher, com a disposição de criar uma família. Disse ainda que a Igreja deveria evitar qualquer outro ritual que contrarie esse ensinamento. Ele afirmou, no entanto, que "a caridade pastoral deve permear todas as nossas decisões e atitudes", acrescentando que "não podemos ser juízes que apenas negam, rejeitam e excluem".

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato