CHINA

Cientistas encontram o menor ovo de dinossauro fossilizado do mundo; veja

Descoberta ajudará a entender melhor como criaturas extintas evoluíram
Por Sputnik Brasil 19/10/2024 - 04:02

ACESSIBILIDADE

© Foto / Tamsin Baker / Pixabay
Fósseis de ovos encontrados são pequenos, sua casca é fina e têm nódulos vermiformes

Na província de Jiangxi, no sudeste da China, cientistas descobriram o menor ovo de dinossauro fossilizado do mundo, este achado ajudará a entender melhor como criaturas extintas evoluíram, relata o jornal chinês Keji Ribao.

"Os fósseis de ovos encontrados são [...] pequenos, sua casca é fina e têm nódulos vermiformes, estas características diferem de outros fósseis já conhecidos. Antes da descoberta, o tamanho do menor ovo de dinossauro encontrado na China [...] era de aproximadamente 45,5×40,4×34,4 milímetros. O comprimento do ovo encontrado é de 29 mm", disse o chefe do Instituto de Pesquisa Geológica de Jiangxi, Lou Fasheng.

Sua equipa de pesquisa encontrou em 2021 uma ninhada bem preservada de seis ovos fósseis no distrito da cidade de Ganzhou. Três anos mais tarde, a descoberta foi oficialmente confirmada. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Historical Biology. A descoberta é atribuída ao período Cretáceo superior, que remonta a mais de 80 milhões de anos.

O menor ovo de dinossauro fossilizado do mundo encontrado na província de Jiangxi, no sudeste da China - © Foto: Instituto de Pesquisa e Exploração Geológica de Jiangxi

"Acreditamos que esses ovos pertencem a um pequeno dinossauro terópode", disse o professor associado da Universidade Chinesa de Ciências Geológicas Han Fenglu.

De acordo com os cientistas, a descoberta é de grande importância para a compreensão da evolução e dos métodos de reprodução de terópodes do Cretáceo superior.

Leia mais sobre