ATENTADO

Ataque contra veículo da ONU deixa mortos na Somália

Por 20/04/2015 - 10:20

ACESSIBILIDADE


Pelo menos nove pessoas morreram nesta segunda-feira (20) e quatro ficaram feridas em um ataque contra um veículo das Nações Unidas em Garowe, na Somália, segundo a Reuters. De acordo com fontes da ONU, os quatro feridos estão em estado grave.

"Condeno o ataque desta manhã contra a ONU em Garowe. Comovido e consternado pela perda de vidas", disse o representante especial da ONU para a Somália, Nicholas Kay, em sua conta no Twitter.

"O ataque com dispositivo explosivo improvisado ocorreu quando os funcionários estavam viajando de suas hospedagens para o escritório, normalmente um trajeto de três minutos", disse o Unicef em comunicado.

Testemunhas e outras fontes das forças de segurança citaram a possibilidade de uma bomba de fabricação ter sido colocada na estrada e detonada na passagem do veículo, um micro-ônibus utilizado para transportar os funcionários da ONU.

O ataque foi reivindicado pelo grupo jihadista somali Al-Shabab. No domingo (19), pelo menos 13 soldados que viajavam em um comboio da Missão da União Africana na Somália morreram em um ataque do Al-Shabab.

O grupo, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de cunho wahhabista na Somália. O país vive em estado de guerra desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado. Sem um governo efetivo, o país vive nas mãos de milícias radicais islâmicas.

 

Fonte: G1


Encontrou algum erro? Entre em contato