NEPAL

Nepal sofre com novo terremoto que deixa mais 32 mortos

Por 12/05/2015 - 09:41

ACESSIBILIDADE


Um novo terremoto no Nepal matou pelo menos 32 pessoas e deixou mais de 900 de feridos nesta terça-feira, provocando a queda de edificações que já estavam danificadas devido a um tremor devastador ocorrido há menos de três semanas. Morreram cinco pessoas em Sindhupalchowk, distrito a leste de Katmandu que registrou o maior número de mortos no terremoto de 25 de abril, disse o administrador do distrito, Krishna Gwayali. Ele afrimou que as mortes aconteceram em uma rodovia que vai para o Tibet. Mais seis pessoas morreram em Dolakha, perto do epicentro, de acordo com testemunhas, que acrescentaram que as equipes de resgate estavam tentando chegar ao local onde três pessoas ficaram presas dentro de uma casa. Na capital, três pessoas morreram. Na vizinha Índia, ao menos cinco pessoas também morreram devido à queda de edificações. Um homem morreu no Tibet ao ser atingido por um deslizamento de rochas.

O novo tremor teve a magnitude de 7,3 graus e, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto teve epicentro em uma área de conservação natural de Gaurishankar, entre a capital do país e o Monte Everest. Após o novo terremoto ocorreram seis réplicas de entre 5 e 6,3 graus, todas elas localizadas ao norte e noroeste de Katmandu. No distrito de Ramechhap. Diversos prédios entraram em colapso na isolada cidade de Chautara, de acordo Paul Dillon, porta-voz da Organização Internacional de Migração. Uma equipe de resgate da entidade começou a vasculhar o local em busca atrás de sobreviventes, disse Dillon.

Chautara havia se tornado um polo de ajuda humanitária após o forte terremoto de 7,9 graus do dia 25 de abril, que tirou a vida de mais de 8.150 pessoas e deixou outras 17.860 feridas. O tremor de hoje, no entanto, teve epicentro mais profundo, de 18,5 quilômetros, ante os 15 quilômetros do primeiro terremoto. Segundo os especialistas, quanto mais próximo da superfície for o epicentro, mais dano os tremores tendem a causar.

As autoridades nepalesas anunciaram o fechamento do aeroporto internacional de Katmandu. O tremor desta terça aconteceu às 12h35 locais (4h35 de Brasília), provocando cenas de pânico nas ruas da capital do Nepal. O tremor também foi sentido na região norte da Índia, especialmente em Nova Délhi. O terremoto do dia 25 foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década desde que em 2005 outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira.

Fonte:Veja

 

 

 

 


Encontrou algum erro? Entre em contato