PIB

PIB da China surpreende e avança 7% no 2º trimestre

Por 15/07/2015 - 11:27

ACESSIBILIDADE


O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado surpreende analistas, que projetavam um avanço de 6,8%. No primeiro trimestre, a economia chinesa também havia avançado 7%.

Na tentativa de estimular o crescimento do país, o governo chinês cortou quatro vezes a taxa de juros e reduziu a taxa de compulsório dos bancos desde novembro do ano passado. O porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas da China, Shen Laiyun, definiu o resultado do PIB do segundo trimestre como um crescimento "moderado e estável". Shen destacou que o governo chinês conseguiu estabilizar o PIB, apesar de enfrentar "condições econômicas externas e domésticas complicadas e uma crescente pressão de baixa".

Números - A produção industrial voltou a crescer em junho, com um avanço de 6,8% em ritmo anual, apontam as estatísticas oficiais. O comércio varejista, termômetro do consumo residencial, aumentou 10,6% em ritmo anual, enquanto os investimentos em capital fixo avançaram 11,4%, também em ritmo anual, durante o primeiro semestre.

Os indicadores econômicos irregulares, para os padrões da China, e a volatilidade nos mercados de ações aumentaram a expectativa entre economistas e investidores de que o governo continuará a adotar medidas para apoiar a demanda.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato