IRÃ

Acordo entre Irã e ONU prevê que iranianos fiscalizem a si mesmos

Por 20/08/2015 - 10:01

ACESSIBILIDADE


Um acordo secreto incomum feito com uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) permite que o Irã utilize os seus próprios peritos para inspecionar um local suspeito de uso para desenvolver projetos nucleares, aponta um documento obtido pela Associated Press nesta quarta-feira.

Até o momento, todas as inspeções internacionais às instalações iranianas foram realizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica e é por isso que a concessão no acordo chama a atenção. Segundo a Associated Press, o acordo em questão foi firmado de forma paralela entre o Irã e a AIEA sem ter sido assinado pelos Estados Unidos e pelas outras cinco potências que redigiram o documento principal, mas foi endossado como parte do pacote final.

A revelação com certeza irá irritar os críticos americanos e israelenses em relação ao acordo assinado entre os Estados Unidos, o Irã e cinco potências mundiais em julho, que visava inspeções periódicas realizadas por inspetores internacionais. Os críticos alegaram que o acordo apenas postergará a bomba atômica do Irã e não conseguir deter o programa nuclear no longo prazo.

O local que será inspecionado pelos próprios iranianos e não pelos técnicos da AIEA, da ONU, é o complexo militar de Parchin, perto de Teerã, que estaria desenvolvendo armas como parte de um programa nuclear nacional. O Irã afirma que o programa possui fins estritamente pacíficos.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato