COREIA DO NORTE

Armas nucleares ajudaram em acordo com Seul, diz Kim

Por 28/08/2015 - 10:10

ACESSIBILIDADE


O ditador norte-coreano Kim Jong-un creditou ao armamento nuclear do país o sucesso no acordo com a Coreia do Sul para cessar as hostilidades na fronteira. Uma tensa escalada militar na península, com ameaças e trocas de disparos de artilharias, chegou ao fim no início desta semana depois de negociações entre representantes dos dois países.

Para Kim, o pacto "não foi obtido na mesa de reunião, e sim graças à gigantesca força militar e de dissuasão nuclear defensiva" da Coreia do Norte. Por causa disso, o ditador descartou abandonar o programa nuclear do país e afirmou que a principal prioridade é reforçar a capacidade militar norte-coreana.

Apesar de não abandonar o tom belicoso, Kim reconheceu que o "acordo histórico" com a Coreia do Sul pode colocar os dois países rivais no caminho "da reconciliação e da confiança", segundo reportou nesta sexta-feira a agência estatal KCNA.

As tensões que colocaram as duas Coreias à beira de um conflito armado nas últimas semanas chegaram ao fim quando Seul concordou em retirar os alto-falantes que faziam propaganda contra o governo norte-coreana na fronteira. Pyongyang, por sua vez, lamentou a explosão de minas que mutilou dois soldados da Coreia do Sul - embora não tenha admitido culpa pelo episódio.

Destituições - Também nesta sexta, a imprensa oficial norte-coreana informou que Kim destituiu alguns membros da Comissão Militar Central. A agência estatal não deu detalhes sobre os motivos para a mudança, mas analistas sul-coreanos especulam que as destituições podem estar relacionadas à explosão de minas que feriu dois soldados da Coreia do Sul.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato