LÍBIA

Naufrágio na costa da Líbia pode ter matado mais de 200 imigrantes

Por 28/08/2015 - 10:22

ACESSIBILIDADE


Autoridades da Líbia temem que o naufrágio de uma balsa lotada de imigrantes possa ter matado mais de 200 pessoas nesta quinta-feira. Segundo a agência de notícia Reuters, a embarcação com cerca de 400 imigrantes afundou na costa da Líbia, perto do porto de Zuwara, no oeste do país, um ponto de saída para refugiados que buscam chegar à costa da Itália.

Um membro da guarda costeira líbia que não quis se identificar contou para a agência que 201 pessoas foram resgatadas, das quais 147 foram encaminhadas para um centro de detenção para imigrantes ilegais em Tripoli. As autoridades acreditam que muitos dos que estavam a bordo ficaram presos no porão quando a balsa afundou. A embarcação carregava imigrantes de Marrocos, Bangladesh, Síria, Paquistão e da África subsaariana.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, 160 corpos foram encontrados nas águas pela guarda costeira da Líbia, enquanto outros 40 estavam dentro de um barco pesqueiro que virou no mar. Segundo o jornal, apenas alguns corpos foram levados para a terra firme, já que as equipes de resgate não tinham luz suficiente para trabalhar durante a noite.

As autoridades da Líbia ainda não confirmaram oficialmente a tragédia, que aumenta ainda mais os alarmantes números de mortes de imigrantes em 2015. Nesta ano, mais 2.400 pessoas já morreram tentando atravessar o Mar Mediterrâneo em direção à Europa.

Na quarta, 51 imigrantes foram encontrados mortos em um barco encalhado na costa da Líbia. A embarcação foi encontrada por um navio sueco, que resgatou outras 400 pessoas que estavam a bordo. Na quinta, em um episódio chocante, cerca de 50 corpos em avançado estado de decomposição foram encontrados dentro de um caminhão frigorífero em uma estrada na Áustria, perto da fronteira com a Hungria. A polícia local acredita que as vítimas eram refugiados e culpa traficantes de pessoas pelo episódio.

Crise - A Europa enfrenta sua maior crise migratória desde a II Guerra Mundial. Em 2015, o continente recebeu um número recorde de migrantes procedentes de zonas de conflito e miséria na África, Ásia e Oriente Médio. Desde o começo do ano, mais de 107 mil migrantes chegaram à Itália por mar e 157 mil, à Grécia, segundo um balanço publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato