OTAN

Otan reforça forças afegãs contra talibãs na batalha por Kunduz

Por 30/09/2015 - 09:42

ACESSIBILIDADE


A missão da Otan no Afeganistão reforçou nesta quarta-feira as forças de segurança afegãs em Kunduz para ajudar na luta contra os talibãs, que controlam essa cidade do norte do país desde segunda-feira. A informação foi confirmada pela porta-voz da Otan no Afeganistão, Susan Harrington. No entanto, a porta-voz não quis dar dados sobre o número de membros da Otan que foram tentar recuperar a cidade ocupada pelos insurgentes.

A aliança militar ocidental mantém no país cerca de 4.000 militares em trabalhos de assistência e capacitação das tropas afegãs, mas não tem mandato para entrar em combate. Já os Estados Unidos possuem um dispositivo de combate com 9.800 militares.

Imprensa americana denuncia conivência do exército dos EUA com pedofilia no Afeganistão

Segundo a porta-voz, os EUA bombardearam na manhã de ontem alvos talibãs nos arredores de Kunduz, enquanto à noite e nesta madrugada os bombardeios aconteceram nas proximidades do aeroporto. De acordo com o último relatório do Ministério da Saúde afegão, pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas nos combates de Kunduz, 90% deles civis. A ofensiva militar dos EUA em Kunduz é a maior desde a retirada maciça de tropas no país, no final de 2014.

Os talibãs tomaram Kunduz na segunda-feira, cidade estratégica para as comunicações do norte do país, sua maior conquista militar desde que foram derrubados do poder em 2001 após a invasão americana ao país.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato