ANONYMUS

Londres enfrenta caos com protesto do Anonymus

Por 06/11/2015 - 10:54

ACESSIBILIDADE


A capital britânica Londres foi palco de confrontos na noite desta quinta-feira durante uma marcha convocada pelo grupo de hackers Anonymus. Usando as tradicionais máscaras do movimento, os manifestantes entraram em conflito com policiais e incendiaram uma viatura. Houve registros de feridos encaminhados para atendimento médico, mas nenhum com gravidade. Cerca de 50 manifestantes foram presos por perturbarem a ordem pública.

A celebração de 5 de novembro ocorre desde 1606 e relembra o fracassado atentado de Guy Fawkes contra o Parlamento britânico em 1605. Especialista em explosivos, ele tinha conseguido instalar 36 barris com bombas na sede legislativa, mas foi descoberto antes de ativar os dispositivos e assassinar o rei Jaime I. Sua caricatura inspira as máscaras dos Anonymus e foi usada no filme "V de Vingança", de 2005, que relata sua história.

Nesta data, durante a noite, as famílias britânicas costumam se dirigir a parques para assistir a queima de fogos e acender fogueiras para comemorar o fracasso do atentado. No entanto, apoiadores dos Anonymus participaram do ato com o slogan "Million Mask March" (marcha de um milhão de máscaras, em tradução literal), em um protesto anticapitalista e antiautoritário. "Uma solução: revolução" e "De quem são as ruas? São nossas" eram os gritos dos manifestantes. No ano passado, na mesma data, também houve confusão com os Anonymus. Temendo confrontos, a polícia tinha adotado medidas de segurança, como restrição ao centro de Londres, proibição de máscaras e fim da marcha até às 20h locais.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato