NÍVEL MAIS ALTO
OMS declara emergência de saúde global para varíola dos macacos
Brasil já soma 607 casos, de acordo com dados do Ministério da SaúdeFoi decretada neste sábado, 23, pela Organização Mundial da Saúde situação de emergência global por conta da varíola dos macacos. Este é o nível mais alto de alerta da organização.
A decisão vem depois de o Comitê de Emergência da organização não chegar a um consenso. Eles discutiram o tema durante 1 mês.
“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional” disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Ele ainda afirmou que a doença “representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, mas, que com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto do vírus.
Após quarenta e quatro dias do primeiro caso de monkeypox, a varíola dos macacos, o Brasil já soma 607 casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maior parte deles, 438, estão no estado de São Paulo. Nenhum caso foi confirmado em Alagoas até o momento.
Apesar do nome da infecção, macacos não transmitem a varíola. A varíola dos macacos é uma doença transmitida principalmente pelo contato íntimo e troca de secreção entre pessoas.
Apesar da situação de emergência, o diretor afirma que “com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”.
“Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou.
Publicidade
Continua após a publicidade