NÍVEL MAIS ALTO

OMS declara emergência de saúde global para varíola dos macacos

Brasil já soma 607 casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde
Por Bruno Fernandes 23/07/2022 - 12:28
A- A+

Foi decretada neste sábado, 23, pela Organização Mundial da Saúde situação de emergência global por conta da varíola dos macacos. Este é o nível mais alto de alerta da organização.

A decisão vem depois de o Comitê de Emergência da organização não chegar a um consenso. Eles discutiram o tema durante 1 mês.

“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional” disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Ele ainda afirmou que a doença “representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, mas, que com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto do vírus.

Após quarenta e quatro dias do primeiro caso de monkeypox, a varíola dos macacos, o Brasil já soma 607 casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maior parte deles, 438, estão no estado de São Paulo. Nenhum caso foi confirmado em Alagoas até o momento.

Apesar do nome da infecção, macacos não transmitem a varíola. A varíola dos macacos é uma doença transmitida principalmente pelo contato íntimo e troca de secreção entre pessoas.

Apesar da situação de emergência, o diretor afirma que “com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”.

“Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato