GUERRA RÚSSIA X UCRÂNIA

Reunião do G20 na Índia termina sem consenso por divergências sobre guerra

Depois de dois dias de conversas, não houve um comunicado final
Por Agência Estado com agências internacionais 18/07/2023 - 15:22

ACESSIBILIDADE


A reunião entre os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 terminou sem um consenso por conta das diferenças de posições entre os países sobre a guerra da Ucrânia. Depois de dois dias de conversas, não houve um comunicado final. Em vez disso, a Índia, como anfitriã, foi se viu forçada a emitir o resumo do encontro como documento final.

Aos repórteres, a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, afirmou que o motivo da declaração foi porque "nós ainda não temos uma linguagem em comum sobre a guerra da Rússia com a Ucrânia".

Nirmala Sitharaman disse que a linguagem que descreve a guerra foi extraída diretamente da declaração da cúpula dos líderes do G20 do ano passado, na Indonésia. "Não temos mandato para mudar isso", disse ela, acrescentando que é algo que os líderes terão que decidir quando se reunirem na capital, Nova Délhi, para a cúpula principal em setembro.

De acordo com o resumo, a China e a Rússia se opuseram aos parágrafos referentes à guerra que diziam estar causando "imenso sofrimento humano" e "exacerbando as fragilidades existentes na economia global". A redação foi retirada da declaração anterior na Indonésia, onde os líderes condenaram veementemente a guerra.

Como anfitriã, a Índia usou a presidência para se promover como uma superpotência em ascensão e como a voz do Sul global. Ainda assim, a divisão sobre a guerra da Rússia na Ucrânia lançou uma sombra sobre muitos dos procedimentos, com a Índia incapaz de produzir um comunicado após qualquer uma das principais reuniões desde que assumiu a presidência do G20.

Os laços de longa data da Índia com a Rússia também surgiram à medida que a invasão da Ucrânia pelo Kremlin continua, apesar dos esforços dos Estados Unidos e dos países aliados para sancionar e espancar economicamente a economia da Rússia. A Índia não participou dos esforços para punir a Rússia e mantém seus laços energéticos, apesar de um teto de preço acordado pelo Grupo dos Sete para o petróleo russo, que teve algum sucesso em desacelerar a economia da Rússia. 


Encontrou algum erro? Entre em contato