SAÚDE

China tem surto de pneumonia desconhecida, diz sistema de vigilância

De acordo com o alerta emitido recentemente, os hospitais estão enfrentando uma alta demanda
Por Redação 22/11/2023 - 18:45
Atualização: 22/11/2023 - 21:17

ACESSIBILIDADE


O sistema de vigilância de saúde, Promed-Mail, emitiu um alerta destacando uma epidemia de pneumonia de origem desconhecida entre crianças nas províncias de Pequim e Liaoning, na China.

De acordo com o alerta emitido recentemente, os hospitais estão enfrentando uma alta demanda e as autoridades estão considerando a suspensão das aulas nessas regiões. A distância entre Pequim e Liaoning é de quase 800 km.

Um residente de Pequim, identificado como "sr. W", relatou que muitas pessoas estão hospitalizadas com febre alta e desenvolveram nódulos nos pulmões, sem apresentar tosse ou outros sintomas respiratórios.

Os responsáveis pelo sistema de monitoramento aguardam informações mais conclusivas, sugerindo que essa epidemia pode estar relacionada a uma "doença respiratória não identificada" entre as crianças. Até o momento, não há relatos de adultos afetados, nem números oficiais sobre a extensão do surto.

O Promed é conhecido por acompanhar doenças desde 1994 e já relatou surtos significativos, como os de covid-19, zika e ebola.

Recentemente, houve um aumento de casos de pneumonia bacteriana no país, possivelmente relacionado ao Mycoplasma pneumoniae, uma bactéria associada a infecções leves, coincidindo com a aproximação do primeiro inverno sem as restrições impostas pela pandemia da covid-19, conforme informado pelos jornais Bloomberg e Global Times.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato