OLIMPÍADAS 2024
Trens da França são sabotados no dia da abertura dos Jogos de Paris
Companhia afirmou que se trata de um "ataque maciço visando paralisar a rede"O sistema de trens de alta velocidade da França foi alvo de um ataque na manhã desta sexta-feira, 26, com incêndios criminosos atingindo trilhos e instalações em diversos pontos do país. O ato, classificado como “sabotagem coordenada” acontece no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, quando milhares de pessoas chegariam à capital francesa pela malha ferroviária.
Segundo a empresa SNCF, responsável pela rede, as linhas Atlântica, Leste e Norte foram atingidas e um outro ataque teria sido evitado. Estima-se que 800 mil passageiros sejam afetados pelos atrasos e cancelamentos. Em uma postagem nas redes sociais, o ministro dos transportes da França, Patrice Vergriete, escreveu: “Atos maliciosos coordenados atingiram várias linhas de TGV na noite passada e irão prejudicar seriamente o tráfego até este fim de semana.”
O ministro disse que “condena veementemente essas ações criminosas que comprometerão as partidas de férias de muitos franceses e também agradeceu aos funcionários da SNCF por tentarem restaurar os serviços “o mais rápido possível”.
O Ministério do Exterior de Israel alertou na quinta-feira a França sobre um suposto plano de atentados financiado pelo Irã contra atletas e turistas israelenses. A tensão no Oriente Médio após os ataques do Hamas em outubro e a invasão por Israel da Faixa de Gaza fez aumentar a preocupação com a segurança nos jogos. O governo iraniano classificou o alerta como “mentiras e enganações”, enquanto a França não comentou.