Fenômeno climático
Furacão Melissa se torna a tempestade mais forte do mundo em 2025
Furacão de categoria 5 ameaça a Jamaica e entra para a lista dos mais intensos já registrados
O furacão Melissa continua ganhando força e se tornou a tempestade mais intensa do planeta em 2025. Conforme o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), os ventos máximos sustentados atingiram 280 km/h no boletim das 15h (horário de Brasília).
O número representa um aumento de 16 km/h em relação ao relatório divulgado ao meio-dia. Naquela atualização, o olho do furacão de categoria 5 estava a cerca de 233 km a sudoeste de Kingston, capital da Jamaica.
O Melissa começou a se deslocar lentamente para o norte e agora avança em direção ao oeste-noroeste, a uma velocidade de aproximadamente 5 km/h. As autoridades jamaicanas emitiram alertas sobre possíveis impactos “catastróficos” na ilha.
Com essa intensidade, o Melissa entra para a lista dos furacões mais fortes já registrados na bacia do Atlântico. Apenas nove tempestades superaram essa marca de velocidade dos ventos, entre elas o furacão Allen, de 1980, que ainda detém o recorde regional com 305 km/h.
No Mar do Caribe, o Melissa está atrás apenas de Allen (1980), Wilma (2005), Mitch (1998) e Gilbert (1988), este último, o mais recente grande furacão a atingir diretamente a Jamaica.



