ECONOMIA

Maceió tem o quarto menor tempo para abrir uma empresa no Brasil

Dados foram divulgados no Ranking de Competitividade dos Municípios
Por Redação 14/02/2024 - 08:13

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Capital fechou 2023 com mais da metade dos novos postos de trabalho em Alagoas
Capital fechou 2023 com mais da metade dos novos postos de trabalho em Alagoas

A capital alagoana é a quarta capital do Brasil com o menor tempo para a abertura de empresas, com pouco mais de 10 horas para superar a etapa de viabilidade e registro efetivo, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) emitiu mais de 5.500 Alvarás de Localização e Funcionamento de 2021 a 2023. Apenas em janeiro deste ano, 150 alvarás de localização e 56 autorizações ambientais foram emitidos.

O indicador considera o tempo médio para abertura de empresas em todas as etapas, excluindo aberturas do tipo MEI, conforme divulgado recentemente pela Redesim.

Na etapa de viabilidade, a administração pública avalia a viabilidade de endereço e nome empresarial. Já na etapa de registro, é considerado o tempo de análise do órgão registral integrado.

A rapidez na obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento não só simplifica os procedimentos burocráticos, mas também impulsiona a geração de empregos e estimula investimentos.

Liderança de empregos no Nordeste

Segundo o Caged, a capital fechou 2023 com mais da metade dos novos postos de trabalho em Alagoas, totalizando um saldo positivo de 13.561 empregos com carteira assinada no ano, um crescimento de 21,8% em relação a 2022.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato